Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30447
Autoria: Zêzere, Ricardo Rodrigues da Silva
Orientação: Pereira, Leandro
Data: 8-Nov-2023
Título próprio: Beyond business as usual: Portuguese enterprises in the age of sustainability megatrends
Referência bibliográfica: Zêzere, R. R. da S. (2023). Beyond business as usual: Portuguese enterprises in the age of sustainability megatrends [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30447
Palavras-chave: Sustentabilidade -- Sustainability
Megatrends
Sustainable business model
Triple bottom line
Economia circular - Circular economy
Portuguese organisations
Megatendências
Modelo de negócio sustentável
Organizações portuguesas
Resumo: The unprecedented combination of social, environmental, and economic challenges, known as Sustainability Megatrends, has created comprehensive and sustainability-oriented changes across society. These megatrends are significantly impacting the political, economic, and environmental dimensions and are expected to have lasting effects in the coming decades. As a result, organisations face the increasing need to adapt and cope with these transformative forces to remain relevant and competitive. This study focuses on Portuguese organisations and their response to sustainability megatrends. A qualitative research methodology, followed by a set of secondary data of 101 interviews, revealed that Megatrends hold great relevance for Portuguese organisations. While the majority of organisations are currently implementing sustainable practices in their business strategy and adapting production to become more sustainable, It is evident that there is still progress to be made in order to fully embrace sustainability into their business model.
A combinação sem precedentes de desafios sociais, ambientais e económicos, conhecidos como Megatendências da Sustentabilidade, tem exigido mudanças abrangentes e orientadas para a sustentabilidade em toda a sociedade. Essas megatendências estão a impactar significativamente as dimensões políticas, económicas e ambientais e espera-se que tenham efeitos duradouros nas próximas décadas. Como resultado, as organizações enfrentam a crescente necessidade de se adaptar e lidar com essas forças transformadoras para se manterem relevantes e competitivas. Este estudo concentra-se em organizações portuguesas e as suas respostas às megatendências da sustentabilidade. Uma metodologia de pesquisa qualitativa, seguida de um conjunto de dados secundários de 101 entrevistas, revelou que as Megatendências têm grande relevância para as organizações portuguesas. Embora a maioria das organizações esteja atualmente a implementar práticas sustentáveis na sua estratégia empresarial e a adaptar a sua produção para se tornar mais sustentável, é evidente que ainda há progresso a ser feito para incorporar totalmente a sustentabilidade nos seus modelos de negócios.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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