Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30423
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCamelo, Abel-
dc.contributor.authorFigueiredo, João Filipe Caldeira de-
dc.date.accessioned2024-01-17T10:06:59Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationFigueiredo, J. F. C. de. (2023). Level of adoption of industry 4.0 technologies by companies in the wine sector in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30423por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30423-
dc.description.abstractTechnological advancements have triggered a significant shift from the physical to the digital realm, reshaping industries globally. Industry 4.0, a novel business approach, is a key driver of this transformation. The wine industry, like many others, faces the challenge of meeting modern consumer expectations in this new digital landscape. In Portugal's wine sector, Industry 4.0 presents both challenges and opportunities. Leveraging the sector's rich heritage and unique landscape, digital technologies can enhance competitiveness, sustainability, and innovation. This study introduces a model to evaluate Industry 4.0 adoption in the Portuguese wine sector, consisting of five distinct levels, each representing a stage of progress towards ideal technology adoption. The model is based on three essential dimensions: organizational characteristics, environmental factors, and technological attributes. By assessing adoption across these dimensions, Portuguese wine companies can identify areas for improvement and expedite their digital transformation. This research will provide valuable insights for the Portuguese wine sector and other industries navigating the transition to Industry 4.0, contributing to the understanding of this adoption process.por
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos desencadearam uma mudança significativa do mundo físico para o digital, reformulando as indústrias globalmente. A Indústria 4.0, uma abordagem de negócios inovadora, desempenha um papel fundamental nessa transformação. A indústria do vinho, como muitas outras, enfrenta o desafio de corresponder às expetativas dos consumidores modernos neste novo cenário digital. No setor vinícola de Portugal, a Indústria 4.0 apresenta desafios e oportunidades. Beneficiando da longa história e características únicas do setor, as tecnologias digitais podem desenvolver maior competitividade, sustentabilidade e inovação. Este estudo apresenta um modelo para avaliar a adoção da Indústria 4.0 no setor vinícola português, composto por cinco níveis distintos, cada um representando uma etapa de progresso em direção à adoção ideal das tecnologias. O modelo é baseado em três dimensões essenciais: características organizacionais, fatores ambientais e atributos tecnológicos. Ao avaliar a adoção nessas dimensões, as empresas de vinho portuguesas podem identificar áreas para melhorar e acelerar sua transformação digital. Esta pesquisa fornecerá informações valiosas para o setor vinícola português e outras indústrias que enfrentam a transição para a Indústria 4.0, contribuindo para a compreensão deste processo de adoção.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectIndustry 4.0por
dc.subjectPortuguese wine sectorpor
dc.subjectSetor vinícola -- Wine sectorpor
dc.subjectAdoption of technologiespor
dc.subjectTransformação digital -- Digital transformationpor
dc.subjectIndústria 4.0por
dc.subjectSetor vinícola Portuguêspor
dc.subjectAdoção de tecnologiaspor
dc.titleLevel of adoption of industry 4.0 technologies by companies in the wine sector in Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203443900por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.date.embargo2026-12-06-
dc.subject.jelO14por
dc.subject.jelO32por
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_caldeira_figueiredo.pdf
  Until 2026-12-06
1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.