Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30389
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia Durães-
dc.contributor.advisorFerreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga-
dc.contributor.authorRuivo, Claudia Luisa Vale Estrela Alves-
dc.date.accessioned2024-01-15T09:52:07Z-
dc.date.available2024-01-15T09:52:07Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationRuivo, C. L. V. E. A. (2023). Bem-estar na educação de adultos: Satisfação das necessidades psicológicas básicas e certificação de competências [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30389por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30389-
dc.description.abstractNeste estudo exploratório investigou-se o contributo da participação num processo Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na perceção de bem-estar. Recorremos à Teoria da Autodeterminação (TAD) de Deci e Ryan (2000, 2017) para perceber se a certificação de secundário, com metodologia de escrita de histórias de vida, contribuiu para satisfazer as necessidades psicológicas básicas de Autonomia, Competência e Relacionamento, e compreender, do ponto de vista emocional, como foi todo o processo vivido. Em Portugal, o processo de RVCC é desenvolvido nos Centros Qualifica, centros especializados na qualificação de adultos. Através do programa Qualifica os participantes demonstram as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida e que podem ser alvo de validação para a obtenção de qualificação escolar. Entrevistámos 15 participantes que obtiveram a sua qualificação no Centro Qualifica do Algueirão e analisámos, com recurso a metodologia qualitativa, as suas motivações iniciais, quais as necessidades que viram satisfeitas durante o processo e após a sessão de júri para certificação de competências de ensino secundário, bem como as emoções associadas aos diferentes momentos. Os resultados obtidos revelam um aumento de relatos associados a maior perceção de Autonomia, Competência e Relacionamento pelos participantes após a certificação de nível secundário, bem como um aumento dos relatos de emoções de valência positiva, nomeadamente orgulho, felicidade e realização.por
dc.description.abstractThis exploratory study addresses the contribution to the perception of well-being achieved after participating in a Skills Recognition, Validation and Certification (RVCC) process. According to Deci and Ryan's Self-Determination Theory (SDT) (2000, 2017), we sought to understand if the achievement of High school certification using a life story writing methodology, contributed to satisfying the basic psychological needs of Autonomy, Competence and Relationship. At the same time, we expected to realize, from an emotional point of view, how they lived the whole process. In Portugal, the RVCC process is carried out at the Qualifica Centers, specialized in adult qualifications. Through the Qualifica program, participants demonstrate the skills they have acquired and developed throughout their lives and which can be validated to obtain an educational qualification. We interviewed 15 participants who obtained their qualification at the Algueirão Qualifica Center, and analyzed, using qualitative methodology, their initial motivations, which needs they saw met during the process, after the jury session for certification of High school competencies, as well as the emotions associated with the different moments. The results show an increase in reports associated with a greater perception of Autonomy, Competence and Relationship by participants after High level certification, as well as an increase in reports of positive emotions, namely pride, happiness and fulfillment.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNecessidades psicológicas básicaspor
dc.subjectEmoções e educaçãopor
dc.subjectQualificação de adultospor
dc.subjectHistória de vida -- Life storypor
dc.subjectBem-estar -- Well-beingpor
dc.subjectBasic psychological needspor
dc.subjectEmotions and educationpor
dc.subjectAdult qualificationpor
dc.titleBem-estar na educação de adultos: Satisfação das necessidades psicológicas básicas e certificação de competênciaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203446330por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências em Emoçõespor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_claudia_alves_ruivo.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.