Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30384
Autoria: Barreiro, Beatriz Pedro
Orientação: Nunes, Francisco Guilherme Serranito
Data: 22-Nov-2023
Título próprio: A gestão pública e gestão privada: A opinião dos profissionais de saúde
Referência bibliográfica: Barreiro, B. P. (2023). A gestão pública e gestão privada: A opinião dos profissionais de saúde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30384
Palavras-chave: Profissional de saúde -- Healthcare professional
Setor público -- Public sector
Setor privado -- Private sector
Resumo: Em Portugal, a prestação de cuidados de saúde é assegurada maioritariamente pelo setor público e pelo setor privado da saúde. Ambos desempenham um papel fundamental na oferta de serviços de saúde à sociedade. O objetivo deste estudo qualitativo é aprofundar a compreensão das semelhanças e diferenças entre o setor público e privado da saúde em Portugal. Para a investigação do tema foram conduzidas 12 entrevistas com profissionais de saúde com experiência tanto no setor público como no setor privado, ao longo das suas carreiras em Portugal. Uma vez que os profissionais de saúde, atuam na linha de frente, representam uma fonte ideal para analisar as complexidades inerentes a esses dois setores. Os resultados revelaram diferenças entre o setor público e o privado da área da saúde, bem como desafios significativos que afetam a qualidade dos cuidados de saúde. Os profissionais entrevistados identificaram áreas de melhoria em ambos os setores. No setor privado, as preocupações concentram-se na sobrecarga de burocracia e pressão que os profissionais enfrentam na prestação de cuidados. Por outro lado, neste setor destaca-se a liderança e as estratégias de motivação dos profissionais. No setor público, os rácios de profissionais e a autonomia profissional são aspetos positivos, mas é necessário melhorar a qualidade do atendimento, para reduzir conflitos, além de aprimorar a gestão de recursos e a distribuição equitativa de profissionais pelos turnos.
In Portugal, the provision of healthcare is mainly provided by the public sector and the private healthcare sector. Both play a fundamental role in offering health services to society. The objective of this qualitative study is to deepen the understanding of the similarities and differences between the public and private healthcare sector in Portugal. To investigate the topic, 12 interviews were conducted with health professionals with experience in both the public and private sectors, throughout their careers in Portugal. Since healthcare professionals work on the front lines, they represent an ideal source for analyzing the complexities inherent in these two sectors. The results revealed differences between the public and private healthcare sectors, as well as significant challenges that affect the quality of healthcare. The professionals interviewed identified areas for improvement in both sectors. In the private sector, concerns focus on the overload of bureaucracy and pressure that professionals face in providing care. On the other hand, in this sector, leadership and motivation strategies for professionals stand out. In the public sector, professional ratios and professional autonomy are positive aspects, but it is necessary to improve the quality of service, to reduce conflicts, in addition to improving resource management and the equitable distribution of professionals across shifts.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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