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http://hdl.handle.net/10071/3038
Autoria: | Cavalinhos, Sílvia Rodrigues |
Orientação: | Cunha, Susana Marques |
Data: | 10-Nov-2011 |
Título próprio: | A importância da marca do distribuidor no mercado dos electrodomésticos |
Referência bibliográfica: | CAVALINHOS, Sílvia Rodrigues - A importância da marca do distribuidor no mercado dos electrodomésticos [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10071/3038>. |
Palavras-chave: | Gestão da marca Marca do distribuidor Mercado dos electrodomésticos Distributer own brand Brand distributor Household appliances market |
Resumo: | O presente trabalho, pretende fazer uma abordagem sobre a situação das marcas do
distribuidor no mercado dos electrodomésticos, a forma como o consumidor as percepciona e
como se comporta.
É inicialmente revista a temática da gestão de marca e as particularidades das marcas do
distribuidor. Aborda-se a situação actual do mercado dos electrodomésticos, na Europa e em
Portugal, e ainda uma breve síntese teórica sobre o produto “electrodoméstico”, com o
objectivo de explanar a importância das suas especificidades para o estudo. Os principais
intervenientes no circuito de distribuição de electrodomésticos em Portugal e o mercado
nacional são também analisados.
Foi também efectuado um estudo empírico, em que é aplicado um questionário a uma amostra
de 211 inquiridos. As respostas recolhidas permitem retirar conclusões sobre as suas opiniões
e comportamentos de compra perante os electrodomésticos de marca do distribuidor.
Da análise feita através das frequências e cruzamento das variáveis estudadas observa-se a
atitude positiva que os consumidores têm perante os electrodomésticos de marca do
distribuidor e como os factores da qualidade e do preço são determinantes na escolha de um
electrodoméstico. This essay is aimed as an observation on the current situation of distributer’s own brands in the present market of household appliances; how the consumer perceives it and how it behaves. Initially, it reviews the issue of the management of brands and the particularities of distributers own brands. It addresses the current market of household appliances in Europe and Portugal, and contains a brief theoretical overview about the product "household appliance" in order to explain their different characteristics that are important for this study. In addition the main distributer’s of household appliances in Portugal and the national market are also analyzed. While conducting an experimental study, a survey was done involving 211 individuals that allowed us to draw conclusions about their views and behaviors towards the purchase of household appliances distributers own brands. The analysis done using the frequencies and crossing of variables can attest to the positive attitude consumers have towards household appliances distributer’s own brands and that the factors of quality and price are decisive in choosing it. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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