Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30371
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMauritti, Rosário-
dc.contributor.authorPintassilgo, Sónia-
dc.contributor.authorBelchior-Rocha, Helena-
dc.contributor.authorSaleiro, Sandra Palma-
dc.contributor.authorMendes, Jéssica-
dc.date.accessioned2024-01-12T12:08:37Z-
dc.date.available2024-01-12T12:08:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMauritti, R., Pintassilgo, S., Belchior-Rocha, H., Saleiro, S. P., & Mendes, J. (2023). Desafios ao planeamento dos territórios suburbanos: O planeamento do desenvolvimento territorial na Amadora. CIDADES, Comunidades e Territórios, (47), 176-192. https://doi.org/10.15847/cct.30825por
dc.identifier.issn2182-3030por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30371-
dc.description.abstractO estudo analisa o posicionamento de Portugal nos fluxos de mobilidade internacional por motivos de estudo, num processo que se constrói e consolida, sobretudo, no âmbito dos acordos de cooperação da CPLP. O objetivo é identificar os perfis e características dos estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal, sobretudo os provenientes de países da CPLP, detalhar os fluxos e as proveniências, bem como a sua distribuição pelas instituições de ensino superior e pelo território nacional, discutindo os potenciais benefícios da sua integração para as diferentes tipologias de instituições/territórios. O estudo recorre a dados oficiais de natureza censitária produzidos pela DGEEC, relativos a 2012-2021. A análise demonstra a presença crescente de estudantes internacionais nas IES portuguesas, num processo facilitado pela alteração do quadro institucional no âmbito dos acordos de cooperação. No elenco de razões para a adesão das IES a essa tendência, assinalam-se quer as possibilidades de captação de novos recursos financeiros através das prestações de propinas, quer elementos simbólicos de prestígio das IES nos rankings nacionais e internacionais, além do potencial de dinamismo e inovação que resulta da confluência no campus das IES de estudantes com referenciais de experiência e orientações culturais diferenciadas. No artigo evidencia-se também a relevância da procura internacional para o reforço da oferta de ensino superior hoje em funcionamento nas diferentes áreas de educação e ciclos de estudo, incluindo nas regiões com menor capacidade de atração de estudantes nacionais.por
dc.description.abstractThe study analyses the positioning of Portugal in the international mobility flows for study purposes, in a process built and consolidated mainly in the scope of the CPLP cooperation agreements. The aim is to identify the profile and characteristics of foreign students attending higher education in Portugal, especially those coming from CPLP countries, to detail the flows and origins, as well as their distribution across higher education institutions and the national territory, discussing the potential benefits of their integration for the different types of institutions/territories. The study is based on official census data produced by DGEEC for the years 2012-2021. The analysis shows the adherence of Portuguese Higher Education Institutions (HEI) to the recruitment of international students, a process facilitated by the change in the institutional framework under the cooperation agreements. In the list of reasons for this adhesion, it is pointed out both the possibilities of attracting new financial resources through the payment of tuition fees, as well as symbolic elements of prestige of the HEI in the national and international rankings, besides the potential for dynamism and innovation that results from the confluence on the HEI campus of students with differentiated references of experience and cultural orientations. The article also highlights the relevance of international demand to strengthen the supply of higher education currently in operation in the different areas of education and study cycles, including in regions with less capacity to attract national students..por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-Isctepor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03127%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMobilidade internacional por motivos de estudopor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectEstudantes estrangeirospor
dc.subjectCPLPpor
dc.subjectDistribuição territorialpor
dc.subjectHigher Education Institutionspor
dc.subjectSustainability of the territoriespor
dc.subjectCPLP rankingspor
dc.subjectDiversification of educational offerpor
dc.titleMobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território portuguêspor
dc.title.alternativeInternational mobility for study purposes: Flows and distribution of CPLP students in higher education and Portuguese territorypor
dc.typearticlepor
dc.pagination176-192por
dc.peerreviewedyespor
dc.number47por
dc.description.versionpublicadapor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15847/cct.30825por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl30371.pdf681,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.