Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/30250
Autoria: | Leitão, Inês Neffe |
Orientação: | Vieira, Jorge |
Data: | 13-Dez-2023 |
Título próprio: | Análise da estratégia de comunicação online do Festival Meo Kalorama 2023 |
Referência bibliográfica: | Leitão, I. N. (2023). Análise da estratégia de comunicação online do Festival Meo Kalorama 2023 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30250 |
Palavras-chave: | Cultura -- Culture Festivais de música Festivalização da cultura Comunicação estratégica -- Strategic communication Redes sociais online Music festivals Festivalization of culture Media sociais -- Social media |
Resumo: | O Festival Meo Kalorama teve a sua primeira edição em Setembro de 2022. Antes disso, uma
estratégia de comunicação surgiu para dar cara a este novo festival em Lisboa. Através desta
pesquisa e recolha dos materiais de comunicação online, elabora-se uma análise sobre a
comunicação deste festival.
A metodologia escolhida para este estudo foi o método walktrough para o website e a análise de
conteúdo online no Instagram do festival Meo Kalorama 2023. Todas as publicações foram
analisadas entre o dia 3 de Junho até 7 de Setembro de 2023.
Nesta pesquisa foi possível: 1) verificar as várias alterações que o website foi sofrendo ao longo
do tempo, 2) identificar um exemplo de uma estratégia que contempla boas práticas de
comunicação online, desde a criação de conteúdos frequentes e consistentes, o desenvolvimento
de uma identidade visual e 3) compreender formas mais assertivas de comunicação com o
público-alvo. Dos vários resultados, destacam-se alguns, nomeadamente: existe uma relação entre
o número de publicações e o aumento ou diminuição do número de seguidores, as horas das
publicações não são um fator determinante para o alcance do publico desejado e dá-se preferência
à utilização de fotografias do que vídeos, o número de seguidores aumentou nos dias do festival,
a marca mais vezes parceira nas publicações é a Meo, criaram-se novos destaques que não
existiam anteriormente, publicaram-se mais stories nos dias do decorrer do festival
maioritariamente com fotografias dos artistas e concertos e o mês com mais publicações foi
Setembro. The Meo Kalorama Festival had its first edition in September 2022. Before then, a communication strategy was developed to give this new festival in Lisbon a face. Through this research and the collection of online communication materials, an analysis is made of this festival's communication. The methodology chosen for this study was the walkthrough method for the website and the analysis of online content on Instagram for the Meo Kalorama 2023 festival. All publications were analysed between 3 June and 7 September 2023. This research made it possible to: 1) verify the various changes the website has undergone over time, 2) identify an example of a strategy that includes good online communication practices, from the creation of frequent and consistent content to the development of a visual identity and 3) understand more assertive ways of communicating with the target audience. Of the various results, some stand out, namely: there is a relationship between the number of publications and the increase or decrease in the number of followers, the time of publication is not a determining factor in reaching the desired audience and preference is given to the use of photographs rather than videos, the number of followers increased on the days of the festival, the brand most often partnered in the publications is Meo, new highlights were created that didn't exist before, more stories were published on the days of the festival, mostly with photographs of the artists and concerts, and the month with the most publications was September. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ines_neffe_leitao.pdf Restricted Access | 5,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.