Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30245
Autoria: Oliveira, João Afonso Duarte Gonçalves e Santos
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Pereira, António Ângelo Machado Matos
Data: 30-Jun-2023
Título próprio: The impact of artificial intelligence on the pharmaceutical industry
Referência bibliográfica: Oliveira, J. A. D. G. e S. (2023). The impact of artificial intelligence on the pharmaceutical industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30245
Palavras-chave: Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Indústria farmacêutica -- pharmaceutical industry
Profissional de saúde -- Healthcare professional
Resumo: Artificial Intelligence (AI) has gained great importance in all business sectors, revealing enormous potential in the competitiveness of companies. In the pharmaceutical industry, innovation has been a keyword and it’s at the forefront with regard to the adoption of cuttingedge technologies (Malerba & Orsengio, 2015). With the appearance of AI emerged 'Pharma 4.0', characterized by the digitization of the structures in the industry. This investigation aims to assess the state of modernization and the influence that AI has on pharmaceutical companies. It also intends to assess future perspectives taking into account AI-based technologies and the benefits they can bring to the pharmaceutical industry. For this purpose, the topics were carefully considered in the literature review and deepened using a qualitative method through semi-structured interviews with 17 stakeholders in the pharmaceutical industry, including CEOs and Digital Strategy and R&D professionals. The data collected revealed that the pharmaceutical industry in Portugal is in an early stage of AI deployment, with Big Data, Machine Learning, Deep Learning and Robot Process Automation being the most implemented technologies. Some barriers that delay this modernization are related to financial and reliability reasons, however the benefits that AI brings are several and it is expected that investments will grow in the future. Overall, workers in the Portuguese pharmaceutical sector consider AI to be a disruptive technology that can boost healthcare to a greater degree of quality and innovation, but that there are also some constraints that need to be resolved.
A Inteligência Artificial (IA) tem ganho grande importância em todos os setores empresariais, revelando enorme potencial na competitividade das empresas. Na indústria farmacêutica, inovação tem sido palavra-chave e está na linha da frente no que diz respeito à adoção de tecnologias vanguardistas (Malerba & Orsengio, 2015). Com o aparecimento da IA surgiu também a ‘Pharma 4.0’, caracterizada pela digitalização das estruturas desta indústria. Esta investigação visa avaliar o estado de modernização e a influência que a IA tem nas empresas farmacêuticas. Pretende ainda avaliar as perspetivas futuras tendo em conta as tecnologias baseadas em IA e os benefícios que podem trazer para a indústria farmacêutica. Para este fim, os tópicos foram cuidadosamente considerados na revisão da literatura e aprofundados usando um método qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas a 17 intervenientes na indústria farmacêutica, incluído CEO’s e profissionais de Estratégia Digital e R&D. Os dados recolhidos revelaram que a indústria farmacêutica em Portugal se encontra numa fase inicial de implantação da IA, sendo Big Data, Machine Learning, Deep Learning e Robot Process Automation as tecnologias mais implementadas. Algumas barreiras que atrasam esta modernização estão relacionadas com razões financeiras e de fiabilidade, porém os benefícios que a IA traz são vários e espera-se que os investimentos cresçam futuramente. Globalmente, trabalhadores do setor farmacêutico português consideram a IA uma tecnologia disruptiva que pode potenciar os cuidados de saúde para um maior grau de qualidade e inovação, mas que também existem alguns constrangimentos que precisam de ser resolvidos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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