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dc.contributor.advisorPinto, Filipa Rosado-
dc.contributor.advisorBilro, Ricardo Godinho-
dc.contributor.authorFaro, Mafalda Moreira de Melo e-
dc.date.accessioned2024-01-08T13:26:48Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationFaro, M. M. de M. e. (2023). Brand authenticity: Exploring antecedents and outcomes in heritage tourism [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30244por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30244-
dc.description.abstractHeritage tourism goes beyond a simple tourist visit and is a sophisticated phenomenon encompassing historic sites, traditional practices, and different stories, which contribute to the promotion of cultural perception. The intersection between heritage tourism and hotels creates an interesting area where the preservation of cultural heritage is linked to the hotel industry's passion for delivering unique and authentic experiences to visitors. The aim of this study is to investigate the presence of the brand authenticity factor in this sector and to find out what causes it and what outcomes it can generate. Six constructs were identified to build a conceptual model around the theme of brand authenticity: 1- brand heritage, 2- brand nostalgia, 3- impression in memory, 4- revisit intention, 5- recommendation intentions and 6- willingness to pay premium price. Data was collected and analyzed using a quantitative analysis in the form of a questionnaire, distributed online and based on the literature of authors regarding the previously mentioned topic. The results showed that brand heritage and brand nostalgia positively influence brand authenticity. In addition, impression in memory, revisit intention and recommendation intention can be outcomes of brand authenticity. Unlike willingness to pay the premium price, which proved not to be significant for the study. Also, the intention to revisit and the intention to recommend seem to be positively related to the impression in memory. In addition, implications for theory and practice were presented.por
dc.description.abstractO turismo patrimonial vai além de uma simples visita turística, tratando-se de um fenómeno sofisticado englobando locais históricos, práticas tradicionais e diferentes histórias, que contribuem para a promoção da perceção cultural. A intersecção entre o turismo patrimonial e os hotéis cria uma área interessante em que a preservação do património cultural se liga à paixão da indústria hoteleira por proporcionar experiências únicas e autênticas aos visitantes. O objetivo deste estudo é investigar a presença do fator autenticidade da marca neste sector e descobrir o que o provoca e que resultados pode gerar. Foram identificados seis constructos para um modelo conceptual em torno do tema da autenticidade da marca: 1- património da marca, 2- nostalgia da marca, 3- impressão na memória, 4- intenção de revisitar, 5- intenção de recomendar e 6- vontade de pagar um preço premium. Os dados foram recolhidos e analisados através de uma análise quantitativa sob a forma de um questionário, distribuído online e baseado na literatura de autores relativos ao tema anteriormente referido. Os resultados mostraram que património da marca e nostalgia da marca influenciam positivamente autenticidade da marca. Para além disso, impressão na memória, intenção de revisitar e intenção de recomendar podem ser resultados da autenticidade da marca, ao contrário da vontade de pagar o preço premium, que não se revelou significativa para o estudo. Além disso, intenção de revisitar e intenção de recomendar apresentam-se positivamente relacionadas com impressão na memória. Para além disso, foram apresentadas implicações para a teoria e para a prática.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBrand authenticitypor
dc.subjectBrand heritagepor
dc.subjectBrand nostalgiapor
dc.subjectHeritage hotelpor
dc.subjectAutenticidade da marcapor
dc.subjectPatrimónio da marcapor
dc.subjectNostalgia da marcapor
dc.subjectHotel de patrimóniopor
dc.titleBrand authenticity: Exploring antecedents and outcomes in heritage tourismpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203435214por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
dc.date.embargo2026-11-28-
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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