Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30240
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Renato Telo de Freitas Barbosa-
dc.contributor.authorCosta, Diogo Rafael da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-08T13:03:35Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationCosta, D. R. da S. (2023). Innovative business plan: Sweets & Drinks dessert bar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30240por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30240-
dc.description.abstractUsing a cross-sectional concurrent mixed-method research design approach, the author developed a business plan for a dessert bar called Sweets & Drinks (S&D). Using the author’s previous knowledge of pastry together with the abilities of a mixologist, a menu with pairings of cocktails and desserts that complement each other was created – which is S&D greatest differential point. The enterprise’s main mission is to provide high quality products, delivered by competent employees able to provide excellent customer service. Regarding this plan’s methodology, firstly an analysis of Lisbon’s market is conducted, using both primary (survey) and secondary research (a PEST evaluation, competitor’s web reviews and the examination of the market’s future trends). Secondly, an internal evaluation of the firm is made, using the McKinsey’s 7S framework, followed by a competitive evaluation using Porter’s 5 forces. After defining the business objectives, the implementation policies and requisites are defined, which include the marketing strategies analysis, the technology to be used in the venue and the food safety management system. Finally, a financial valuation was conducted, using the discounted cash flow method to better assess the costs of the whole operation and concluding that the firm is financially viable. Although this project’s aim was initially academic, the author is certain that his interest and knowledge in the hospitality industry will allow its successful practical application in the Portuguese market.por
dc.description.abstractAtravés de um método de pesquisa transversal, simultâneo e misto, o autor desenvolveu um plano de negócios para um bar de sobremesas, chamado Sweets & Drinks (S&D). Neste plano o autor usa os seus prévios conhecimentos de pastelaria junto com as habilidades de um mixologista profissional, visando a criação de um menu feito de combinações de cocktails e sobremesas que se complementem em perfeita harmonia – o que por si se torna o ponto diferenciador de S&D. A principal missão da empresa é providenciar aos seus clientes produtos de alta qualidade, criados e servidos por empregados competentes que entreguem um excelente nível de serviço. Relativamente à metodologia do plano, primeiro foi feita uma análise do mercado Lisboeta, utilizando pesquisa primária (questionário) e secundária (uma análise PEST, online reviews dos adversários e uma avaliação das futuras tendências do mercado). Posteriormente, foi realizada uma avaliação interna da firma usando a estrutura de 7S’s de McKinsey, seguida de uma avaliação competitiva usando a avaliaçlão das 5 forças de Porter. Após definir as políticas e requisitos de implementação, o que inclui a análise das estratégias de marketing, a tecnologia a ser utilizada e o sistema de segurança alimentar. Por fim, também foi conduzida uma avaliação financeira, usando o método de desconto de fluxos de caixa de forma a melhor avaliar os custos de toda a operação e cocnluindo que o plano de negócio é financeiramente viável. Apesar do objectivo initial do projecto ter sido com intuito académico, o autor está certo que o seu interesse e conhecimentos na indústria hoteleira irão possibilitar o sucesso da aplicação prática do plano no mercado Português.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDessert barpor
dc.subjectInovação -- Innovationpor
dc.subjectEmpreendedorismo -- Entrepreneurshippor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectBar de sobremesaspor
dc.titleInnovative business plan: Sweets & Drinks dessert barpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203434668por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
dc.date.embargo2026-12-11-
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelL26por
dc.subject.jelM21por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diogo_silva_costa.pdf
  Restricted Access
2,44 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.