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dc.contributor.advisorDias, Álvaro Lopes-
dc.contributor.authorNechaeva, Alisa-
dc.date.accessioned2024-01-03T15:33:20Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.date.submitted2023-08-
dc.identifier.citationNechaeva, A. (2023). The influence of user-generated content on social networking sites on choosing a travel destination for university students [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30193por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30193-
dc.description.abstractThe appearance of digital technologies has transformed the tourism industry, and user-generated content (UGC) has played a crucial role in this. UGC, characterised by people sharing their opinions and experiences online, serves as a critical source of information for tourism decision-making, changing market dynamics, and the relationship between customers and suppliers. Thus, the main objective of this dissertation is to investigate how the use of UGC sites may influence travel decisions among university students in Portugal and Spain. The author uses an online questionnaire based on a conceptual model created for this study to address this objective. The results of the questionnaire are analysed using Fuzzy Set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA), identifying five main configurations, two of which explain high visit intention, and three of which – low visit intention of the researched group, and concerning the main factors: usage of UGC sites depending on the stage of the trip planning process, the importance of UGC for travel decisions, need for information, destination familiarity and planning complexity. In addition, although some results demonstrate that the factors used in the thesis may lead to high visit intention, the drivers of representatives from the target group towards UGC for travel decisions may differ, depending on students’ backgrounds and personal preferences. Therefore, the findings provide valuable insights for future research and tourism businesses. As for future research, it is advisable to obtain a more extensive and diverse sample, for example, encompassing more universities and student demographics, including more countries or considering comparing cultural differences between students. Finally, tourism businesses should recognise UGC’s impact and provide credible and informative content on UGC platforms because it can significantly impact tourists’ visit intention.por
dc.description.abstractO surgimento das tecnologias digitais transformou a indústria do turismo e o conteúdo gerado pelo utilizador (CGU) desempenhou um papel crucial nesse processo. O CGU, caracterizado por pessoas que partilham as suas opiniões e experiências online, serve como uma fonte crítica de informação para a tomada de decisões no turismo, alterando a dinâmica do mercado e a relação entre clientes e provedores. Assim, o principal objetivo desta dissertação é investigar de que forma a utilização de sites de CGU pode influenciar as decisões de viagem dos estudantes universitários em Portugal e Espanha. Para responder a este objetivo, o autor utiliza um questionário online baseado num modelo concetual criado especificamente para este estudo. Os resultados do questionário são processados através da análise qualitativa comparativa e aos conjuntos Fuzzy (fsQCA), identificando cinco configurações principais, duas das quais explicam a elevada intenção de visita, e três das quais – a baixa intenção de visita do grupo investigado, e relativamente aos principais factores: utilização de sítios de CGU dependendo da fase do processo de planeamento da viagem, a importância do CGU para as decisões de viagem, a necessidade de informação, a familiaridade com o destino e a complexidade do planeamento. Além disso, apesar de alguns resultados demonstrarem que os factores utilizados na dissertação podem levar a uma intenção de visita elevada, os motivos que levam os representantes do grupo-alvo a utilizar o CGU para tomar decisões de viagem podem ser diferentes, dependendo dos antecedentes e das preferências pessoais dos estudantes. Por isso, os resultados fornecem informações valiosas para futuras investigações e empresas de turismo. Em relação à investigação futura, é aconselhável obter uma amostra mais extensa e diversificada, por exemplo, incluindo mais universidades e dados demográficos dos estudantes, incluindo mais países ou considerando a comparação das diferenças culturais entre os estudantes. Por último, as empresas de turismo devem reconhecer o impacto do CGU e fornecer conteúdos credíveis e informativos nas plataformas de CGU, uma vez que podem afetar significativamente a intenção de visita dos turistas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectUser-Generated content (UGC)por
dc.subjectVisit intentionpor
dc.subjectTomada de decisão -- Decision makingpor
dc.subjectSocial Networking Sites (SNNs)por
dc.subjectConteúdo gerado pelo utilizador (CGU)por
dc.subjectIntenção de visitapor
dc.subjectSites de redes sociaispor
dc.titleThe influence of user-generated content on social networking sites on choosing a travel destination for university studentspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203430395por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Desenvolvimento de Turismo e Cultura (Erasmus Mundus)por
dc.date.embargo2024-09-20-
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jelZ33por
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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