Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30163
Autoria: Tomé, Ana
Orientação: Foà, Caterina
Alves, Marta Pinho
Data: 7-Dez-2023
Título próprio: Viver da música (além do Mainstream): A música Portuguesa distribuída via rádio e streaming
Referência bibliográfica: Tomé, A. (2023). Viver da música (além do Mainstream): A música Portuguesa distribuída via rádio e streaming [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30163
Palavras-chave: Música Portuguesa
Criadores musicais
Spotify
Rádio em Portugal
Portuguese music
Musical creators
Radio in Portugal
Resumo: A presente dissertação visa investigar a criação e distribuição musical contemporânea de artistas portugueses. Entende-se que a presença destes artistas nas rádios nacionais é reduzida, desta forma, têm-se por objetivo retratar a forma como se apresentam no espaço público e entender quais as estratégias usadas para a obtenção de visibilidade. Pretende-se entender a que ferramentas recorrem com essa finalidade. Para tal, além da análise de dados, procedeu-se à realização de seis entrevistas a bandas/artistas ligados ao panorama musical independente em Portugal. São eles: Bia Maria, Caio, Evacigana, Hélio Morais, Rita Onofre e You Cant’t Win, Charlie Brown. Analisa-se, aos olhos destes, um conjunto de problemáticas, sendo que se abordam entidades que são, em Portugal, responsáveis pela gestão dos direitos de autor. Além do ponto de vista dos artistas, procura-se entender o posicionamento das rádios em relação à música portuguesa e à sua presença nas programações radiofónicas. Esta análise é feita à luz da legislação em vigor, das quotas mínimas para a música portuguesa na rádio e das declarações de diretores das rádios de maior audiência nacional. Analisa-se a música online e como esta afeta as carreiras dos entrevistados, sendo que se tem especial foco no Spotify. Sente-se que seja relevante analisar a forma como os artistas comunicam com o público e que ferramentas usam para tal, desde as redes sociais online aos meios mais conservadores. A monetização da música, com o merchandise e a coordenação de obras com materiais audiovisuais é também um dos pontos a abordar neste trabalho.
This paper aims to investigate the contemporary musical creation of Portuguese artists. Knowing that the presence of artists on national radio is reduced, the objective is to portray the way they present themselves in public space and to understand the strategies they use to obtain visibility. In addition to data analysis, six interviews were carried out with bands/artists linked to the independent music scene in Portugal. They are: Bia Maria, Caio, Evacigana, Hélio Morais, Rita Onofre and You Cant’t Win, Charlie Brown. Analyzing, according to the artists experiences, a set of problems, we study entities that are, in Portugal, responsible for managing copyright. In addition to the artists' point of view, we try to understand the positioning of radio stations in relation to Portuguese music and its presence in radio programs. This analysis is carried out in light of current legislation, the minimum quotas for Portuguese music on the radio and statements by directors of radio stations with the largest national audience. Online music is analyzed and how it affects the interviewees' careers, with a special focus on Spotify. It is felt that it is relevant to analyze the way in which artists communicate with the public and how they use tools to do so, from online social networks to more conservative media. The monetization of music, with merchandise and the coordination of works with audiovisual materials is also one of the points to be addressed in this pa.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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