Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30146
Autoria: Vaz, David Ferreira
Orientação: Saldanha, José Luís Possolo de
Data: 21-Nov-2023
Título próprio: Arquitetura em videojogos
Referência bibliográfica: Vaz, D. F. (2023). Arquitetura em videojogos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30146
Palavras-chave: Arquitetura -- Architecture
Jogo
Level design
Magic circle
Playground
Worldbuilding
Game
Resumo: O mundo dos videojogos é uma realidade muito presente na vida de algumas sub-culturas da população mais jovem da atualidade. O videojogo é um meio que, apesar de bastante mais recente que as outras artes, como a cinematografia, pintura, e arquitetura, não deixa de ser uma inspiração para muitos. Tal como acontece com todas as áreas do conhecimento humano, existem várias interceções entre elas que devem ser exploradas. Com este tese, pretende-se explorar as interseções entre arquitetura e videojogos ou, mais precisamente, a arquitetura que é produzida dentro de videojogos. Para entender o que é um espaço digital desenhado para a diversão, pode ser útil entender o desenho de um espaço real com preocupações equiparáveis. Para tal, será feito um estudo sobre playgrounds e parques temáticos, de modo a entender mais profundamente o que é um espaço interativo que consiga imergir os seus ocupantes numa realidade fictícia. Note-se que, apesar de exemplos como o Metaverse serem comparáveis ao trabalho feito em jogos, não devem ser considerados jogos dado que os objetivos que cada um tenta atingir são significativamente diferentes. O que se procura explorar com este trabalho de investigação não é uma tentativa de substituir o real; é explorar a forma como a arquitetura num contexto digital pode criar experiências fantasiosas, impossíveis à vida real.
The world of video games is very present in the lives of some sub-cultures of today’s younger population. Although videogames are a medium that is far more recent than other arts, such as cinematography, painting and architecture, it is still an inspiration for many. As with all areas of human knowledge, there are various intersections between them that should be explored. The aim of this thesis is to explore the intersections between architecture and video games or, more precisely, the architecture that is produced within video games. To understand what a digital space designed for fun is, it can be useful to understand the design of a real space with similar concerns. To this end, a study will be made of playgrounds and theme parks, in order to gain a deeper understanding of an interactive space that manages to immerse its occupants in a fictional reality. It should be noted that although examples such as Metaverse are comparable to the work done in games, they should not be considered games since the goals that each tries to achieve are significantly different. What this thesis seeks to explore is not an attempt to replace the real thing; it is to explore how architecture in a digital context can create fantastical experiences that are impossible in real life.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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