Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30084
Autoria: Rodrigues, Sérgio José Correia
Orientação: Freitas, Carmen Marisela Fernandes de
Rosa, Álvaro Augusto da
Data: 18-Jan-2023
Título próprio: Competir num mundo em rede com uma rede como instrumento: A construção de um Balanced Scorecard num transitário Português: O caso da Marmod
Referência bibliográfica: Rodrigues, S. J. C. (2022). Competir num mundo em rede com uma rede como instrumento: A construção de um Balanced Scorecard num transitário Português: O caso da Marmod [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30084
Palavras-chave: Balanced Scorecard --
Performance
Estratégias
Transitários
Transportes -- Transport
Marmod
Strategy
Freight forwarder
Resumo: Em 2022 assinalam-se os trinta anos do Balanced Scorecard (BSC). É da revisão de literatura dessas três décadas que se apresentam as principais caraterísticas desse instrumento, um guia de como construí-lo e evidências sobre a sua aplicação no mundo. Em 2023, a Marmod, transitário português, integrado recentemente no Grupo Sousa, assinalará também trinta anos de existência. É nesta confluência de efemérides, e na existência crescente de desafios na empresa, que este projeto foi conduzido, com o objetivo final de criar um BSC para a Marmod que se consolide como o seu instrumento de avaliação da performance. Para a elaboração desse BSC foram geradas ferramentas de análise ao ambiente interno e externo da empresa. Os efeitos da pandemia da COVID-19, das sanções entre blocos económicos, da inflação, das alterações climáticas e da integração a montante por armadores concorrentes, assim como da pouca diferenciação do serviço prestado, permitem entender a complexidade do ambiente onde a empresa opera. Traçada a estratégia da empresa, com o contributo de entrevistas realizadas, construiu-se o mapa estratégico que evidenciou o pretendido: um serviço personalizado alicerçado em pessoas capazes e empoderadas que, fazendo uso de sistemas e estruturas especializadas, garantam o crescimento sustentável. Estes princípios, embora conhecidos e coincidentes entre os intervenientes, não se encontravam formalizados. A recente uniformização de sistemas e a pertença a uma estrutura como a do Grupo Sousa permitem, à Marmod, implementar com facilidade o BSC apresentado, estando, no entanto, identificados, nas iniciativas estratégicas, os mecanismos necessários para a implementação na sua plenitude.
This year marks the thirtieth anniversary of the Balanced Scorecard (BSC). The literature review of the last three decades allows the presentation of the main characteristics of this instrument, presenting a guide on its formulation and evidence of its application throughout the world. In 2023, Marmod, a Portuguese freight forwarder, recently integrated into Grupo Sousa, also celebrates thirty years of existence. It’s in this confluence of ephemeris, and the increasing number of challenges faced that this project was executed, with the main goal of creating a BSC for Marmod, which has the potential of becoming Marmod’s own performance evaluation instrument. For the elaboration of this BSC, several analysis tools were generated for the examination of the company’s internal and external environment. The effects of the COVID-19 pandemic, sanctions between economic blocs, inflation, climate change and upstream integration by competing shipowners and the little differentiation of the service provided, allow us to understand the complexity of the environment where Marmod operates. With the contribution of the interviews, the strategic map was built elucidating Marmod’s strategy: a personalized service based on capable and empowered people who, using specialized systems and structures, guarantee the company’s sustainable growth. These principles, tacitly known by all involved, weren’t recorded. The recent events that Marmod faced, its integration in Grupo Sousa and the reformulation of its IT systems, makes it easy to implement the BSC as presented in this project, however, it is identified, in the strategic initiatives, the necessary mechanisms for its full implementation.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sergio_correia_rodrigues.pdf
  Until 2024-11-26
1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.