Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30073
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPortela, Sofia Lopes-
dc.contributor.authorOliveira, Luis Miguel de-
dc.date.accessioned2023-12-20T12:02:32Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationOliveira, L. M. de. (2021). Desenho de uma ferramenta de business intelligence para a Wingsys - Interactive Technology [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30073por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30073-
dc.description.abstractNos últimos anos, as empresas têm vindo a valorizar cada vez mais as soluções de business intelligence por poderem ser uma arma poderosa no acompanhamento permanente da atividade e desempenho, em todos os seus níveis e portanto, um importante contributo para a maximização de lucros e redução de custos. A grande vantagem na utilização destas soluções traduz-se na maior agilidade no processo de tomada de decisão pela empresa e respetivos departamentos. As ferramentas de business intelligence transformam enormes quantidades de dados, provenientes de diferentes fontes, em informações úteis e de simples leitura para o utilizador, sob a forma de dashboards. Esta tese pretende dar resposta à necessidade da empresa Wingsys em implementar um sistema de gestão da informação. Assim, o objetivo deste projeto é o desenho de uma ferramenta de business intelligence para os principais departamentos da empresa (comercial, financeiro e produção). Após uma análise inicial da situação atual da empresa e de reuniões com alguns dos seus órgãos de gestão, foi traçado um caminho para construção de um desenho com as necessidades identificadas pelo cliente, tendo por base os fatores críticos de sucesso. É também apresentado um orçamento para a implementação deste sistema e as respetivas ações complementares.por
dc.description.abstractIn the last few years, companies have started to conclude that Business Intelligence could be a powerful tool to surpass their competitors, maximizing their profit and reducing expenditures in certain parts of the process. The major advantage is using the solution of business intelligence as a decision-maker for the company and its departments. Business intelligence transforms lots of data from different sources into simple reading information on the dashboard, for its users. The risks associated with developing this type of solutions are well-known and described within this thesis. Therefore, they should be attenuated to approach and satisfy all the customers' needs and requirements inside their environment. This thesis is focused on the implementation of a business intelligence design for the major departments of the company (commercial, financial, and production). Given the initial analysis of the current company situation, the information delivered by the board, and considering the critical success factors (among other methodologies), a path was traced to develop a business intelligence design. Within the last stage, we set a budget for the business intelligence system implementation and recommended some complementary actions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectBusiness intelligencepor
dc.subjectBusiness intelligence implementationpor
dc.subjectData warehousepor
dc.subjectBusiness intelligence challengespor
dc.titleDesenho de uma ferramenta de business intelligence para a Wingsys - Interactive Technologypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202812162por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Aplicadapor
dc.date.embargo2025-12-20-
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsEnergias renováveis e acessíveispor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelM11por
dc.subject.jelM15por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_luis_oliveira.pdf
  Until 2025-12-20
2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.