Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29978
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Aristides-
dc.contributor.authorSilva, Gonçalo Nuno Pacheco-
dc.date.accessioned2023-12-07T12:13:13Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationSilva, G. N. P. (2023). Does the gamification process suggest better psychometric qualities than the traditional situational judgement tests (SJT)? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29978por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29978-
dc.description.abstractThe thesis explores the use of gamification in recruitment, more specifically when testing an individual's creativity. Gamification, or gamified assessments, is the addition of game-like elements to existing assessments and allows users to have a better experience and develop positive feelings. When applied to recruitment, it shapes the way the candidate perceives the company. This study investigates whether gamification suggests better psychometric qualities than traditional situational judgment tests (SJT). Using a traditional situation judgment test developed by Beatriz Trigo, the researcher developed a gamified version of the SJT and compares the two samples and their results. The gamified version consists of a sample of 48 Portuguese people, who completed the gamification and the questionnaire after the game to obtain results and recode them. Afterwards, a single factor was extracted and went through several validation and unidimensionality steps to generate a creative model. From there it was put under judgement whether these gamified SJTs are the turning point to a more efficient recruitment and selection process.por
dc.description.abstractA tese explora o uso de gamificação no recrutamento, mais especificamente quando a testar a criatividade do individuo. A gamificação ou avaliações gamificadas, é a adição de elementos semelhantes a jogos às avaliações existentes e permite aos utilizadores uma melhor experiência e desenvolvimento de sentimentos positivos. Quando aplicada ao recrutamento, molda a maneira como o candidato perceciona a empresa. Este estudo investiga se a gamificação sugere melhores qualidades psicométricas do que os tradicionais testes de julgamento situacional (SJT). Através de um teste de julgamento de situação tradicional desenvolvido por Beatriz Trigo, o investigador desenvolveu uma versão gamificada do SJT e compara as duas amostras e os seus resultados. A versão gamificada é constituída de uma amostra de 48 portugueses, que concluíram a gamificação e o questionário após o jogo para a obtenção de resultados e recodificação dos mesmos. Após, foi extraído um único fator que passou por diversos passos de validação e unidimensionalidade para a criação de um modelo criativo. De forma a julgar se a gamificação é o ponto de viragem do recrutamento e seleção tradicional.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGamificação -- Gamificationpor
dc.subjectSituational judgement testspor
dc.subjectCriatividade -- Creativitypor
dc.subjectRecursos humanos -- Human resourcespor
dc.subjectRecruitment and selectionpor
dc.subjectTeste de julgamento situacionalpor
dc.subjectRecrutamento e seleçãopor
dc.titleDoes the gamification process suggest better psychometric qualities than the traditional situational judgement tests (SJT)?por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203415892por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.date.embargo2024-11-21-
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.jelJ24por
dc.subject.jelO15por
dc.subject.jel1J Labor and demographic economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacionalpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_goncalo_pacheco_silva.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.