Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29972
Autoria: Cadilhe, João Pedro Caldas da Costa
Orientação: Costa, Cátia Miriam
Data: 28-Nov-2023
Título próprio: Perspectives on progress: Unraveling the CPEC within China's Belt and Road Initiative
Referência bibliográfica: Cadilhe, J. P. C. da C. (2023). Perspectives on progress: Unraveling the CPEC within China's Belt and Road Initiative [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29972
Palavras-chave: China
Pakistan
BRI
CPEC
China's global integration
Paquistão
Integração global da China
Resumo: Since the 1980s, China's reorientation towards global capitalism has propelled it towards becoming a major global power. The Communist Party, driven by a commitment to regain its great power status, has embraced Chinese nationalism and sought cooperation with other nations. In 2013, China introduced the Belt and Road Initiative (BRI) to enhance its global integration. The BRI is a comprehensive strategy connecting Asia, Africa, and Europe through both land and maritime networks, aiming to foster regional integration, boost trade, and stimulate economic growth. Despite its goals of investment and development, the BRI has faced criticism over human rights violations, environmental impacts, and accusations of economic imperialism. A pivotal component of the BRI is the China-Pakistan Economic Corridor (CPEC), often referred to as a "game changer" in economic and geo-strategic terms. The CPEC's objective is to link Gwadar Port to China's northwestern Xinjiang region through an intricate network of highways, railways, and pipelines. However, this initiative has been met with widespread criticism. This thesis seeks to qualitatively analyze the perspectives of Chinese and Pakistani stakeholders regarding the CPEC. Rather than offering a critical assessment, the study aims to provide insights into their viewpoints and assess the resulting impacts. The ultimate goal is to present an unbiased collection of findings that offer a clear understanding of what the future may hold for this initiative.
Desde a década de 1980, a reorientação da China em direção ao capitalismo global a impulsionou a tornar-se uma grande potência global. O Partido Comunista, impulsionado pelo compromisso de recuperar seu status de grande potência, adotou o nacionalismo chinês e buscou cooperação com outras nações. Em 2013, a China introduziu a Iniciativa Belt and Road (BRI) para aprimorar sua integração global. A BRI é uma estratégia abrangente que conecta a Ásia, a África e a Europa por meio de redes terrestres e marítimas, com o objetivo de promover a integração regional, aumentar o comércio e estimular o crescimento econômico. Apesar dos seus objetivos de investimento e desenvolvimento, a BRI enfrentou críticas devido a violações dos direitos humanos, impactos ambientais e acusações de imperialismo econômico. Um componente central da BRI é o Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC), frequentemente referido como um "fator de mudança" em termos econômicos e geoestratégicos. O objetivo do CPEC é ligar o Porto de Gwadar à região noroeste da China, Xinjiang, por meio de uma intrincada rede de rodovias, ferrovias e dutos. No entanto, essa iniciativa tem enfrentado críticas generalizadas. Esta tese busca analisar qualitativamente as perspectivas das partes chinesas e paquistanesas em relação ao CPEC. Em vez de fornecer uma avaliação crítica, o estudo tem como objetivo fornecer insights sobre os seus pontos de vista e avaliar os impactos resultantes. O objetivo final é apresentar uma coleção imparcial de descobertas que ofereçam uma compreensão clara do que o futuro pode reservar para esta iniciativa.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos Internacionais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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