Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29971
Autoria: Monteiro, Francisca Lopes
Orientação: Paiva, Inna Choban de Sousa
Data: 27-Nov-2023
Título próprio: A divulgação da responsabilidade social: Análise dos websites das câmaras municipais portuguesas
Referência bibliográfica: Monteiro, F. L. (2023). A divulgação da responsabilidade social: Análise dos websites das câmaras municipais portuguesas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29971
Palavras-chave: Responsabilidade social -- Social responsability
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Instituições públicas
Stakeholders
Página web -- Web page
Divulgação -- Disclosure
Informação -- information
Resumo: O presente estudo tem como objetivo estudar a divulgação de informação de Responsabilidade Social efetuada pelas Câ maras Municipais portuguesas, nos seus websites, e determinar quais os fatores que influenciam a realização da mesma. Procurou averiguar-se se o número de empresas pertencentes à indústria transformadora, o total da população, o ROA e o total dos Ativos Intangíveis representam uma influência na realização de divulgação de Responsabilidade Social online, pelos municípios. São analisados os websites de 302 Câ maras Municipais portuguesas. A recolha dos dados tem por base cinco indicadores de medição e avaliação da informação divulgada: o meio de divulgação, a acessibilidade, a localização, a variedade do conteúdo e a quantidade de conteúdo. Posteriormente procurou-se cruzar os resultados com dados característicos, sociais e financeiros, dos municípios, recolhidos previamente. Os resultados principais fornecem evidência de que os municípios com um maior número de empresas pertencentes à indústria transformadora, apresentam uma maior divulgação da informação de Responsabilidade Social nos seus websites e que quanto maior o total da população do município, menor será a sua divulgação realizada. O presente estudo contribui para a literatura já existente, na medida em que identifica que as empresas pertencentes à indústria transformadora e a população influenciam a realização da divulgaçã o de informaçã o de Responsabilidade Social, nos websites das Câ maras Municipais portuguesas. Desta forma, este estudo averigua como ocorre a divulgaçã o de Responsabilidade Social online das entidades públicas, a um nível local, em Portugal e quais são os fatores que a influenciam.
The present study aims to study the disclosure of Corporate Social Responsibility information done by Portuguese City Halls, on their websites, and determine which factors influence its implementation. This study sought to find out whether the number of companies belonging to the manufacturing industry, the total population, ROA and total Intangible Assets represent an influence on the disclosure of Social Responsibility online by municipalities. The websites of 302 Portuguese City Halls are analyzed. Data collection is based on five indicators for measuring and evaluating the information disclosed: the means of disclosure, accessibility, location, variety of content and quantity of content. Subsequently, an attempt was made to cross-reference the results with characteristic social and financial data of the municipalities, previously collected. The main results provide evidence that municipalities with a greater number of companies belonging to the manufacturing industry, present a higher level of disclosure of Corporate Social Responsibility information on their websites and that the larger the total population of the municipality, the lower its disclosure. The present study contributes to the existing literature, as it identifies that companies belonging to the manufacturing industry and the population have an influence on the disclosure of CSR on the websites of Portuguese City Halls. With that, this study investigates how the online CSR disclosure of public entities occurs, at a local level, in Portugal and what factors influence it.
Designação do Departamento: Departamento de Contabilidade
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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