Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29949
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamalho, Nelson Jorge Campos-
dc.contributor.authorFei Wang-
dc.date.accessioned2023-12-06T13:05:31Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationWang, F. (2023). Relationship bonds and emotional labor: Joint effects of collectivism and work virtuality [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29949por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29949-
dc.description.abstractIn emotional labour research there is relatively less attention paid to the role of PO-fit as well to the wider influence of societal values such as collectivism in a rising digital work context. This is especially important in societies like China where collectivism is deep rooted in everyday life and virtualization of work settings preceded many other economies. Based on a sample of 181 employees this study tests a conditional sequential mediation model stemming from collectivism towards emotional labour via relationship bonds and PO-fit accounting for potential interaction effects of virtuality at work. Findings differentiate direct and indirect effects towards surface acting as compared to deep acting where collectivism has a sequential indirect positive effect upon deep acting but not surface acting. This does not occur with all types of relationship bonds as the social bonds and financial bonds were the ones operating as intervening in this process. Virtuality was found to interact with the sequential indirect effect through financial bonds only which occurs when virtuality is high. Results are discussed in the light of theory and consequences derived both concerning extant knowledge and managerial implications.por
dc.description.abstractNa investigação sobre o trabalho emocional, presta-se relativamente menos atenção ao papel do ajustamento pessoa-organização, bem como à influência mais alargada dos valores sociais como o coletivismo num contexto de trabalho digital crescente. Isto é especialmente importante em sociedades como a China, onde o coletivismo está profundamente enraizado na vida quotidiana e a a virtualização dos ambientes de trabalho precedeu muitas outras economias. Com base numa amostra de 181 trabalhadores, este estudo testa um modelo de mediação sequencial condicional com início no coletivismo e fim no trabalho emocional através dos laços relacionais e do ajustamento pessoa-organização tendo em conta os potenciais efeitos de interação da virtualidade no trabalho. Os resultados diferenciam os efeitos directos e indirectos da atuação superficial em comparação com a atuação profunda, em que o coletivismo tem um efeito positivo indireto sequencial sobre a atuação profunda mas não sobre a superficial. Isto não acontece com todos os de laços relacionais, uma vez que os laços sociais e os laços financeiros foram os que intervieram neste processo. Verificou-se que a virtualidade interage com o efeito indireto sequencial apenas através dos laços financeiros, o que ocorre quando a virtualidade é elevada. Os resultados são discutidos à luz da teoria e são derivadas consequências para os modelos existentes e também as implicações para a gestão.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTrabalho emocional -- Emotional workpor
dc.subjectPerson-organization fitpor
dc.subjectRelationship bondspor
dc.subjectCollectivismpor
dc.subjectVirtualitypor
dc.subjectAjustamento pessoa-organizaçãopor
dc.subjectLaços relacionaispor
dc.subjectColectivismopor
dc.subjectVirtualidadepor
dc.titleRelationship bonds and emotional labor: Joint effects of collectivism and work virtualitypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203412427por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2024-11-19-
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
dc.subject.jelM12por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_fei_wang.pdf
  Restricted Access
794,23 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.