Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29933
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro de Borba Cruz Lopes-
dc.contributor.authorPaiva, Maria Gabriela Broglio-
dc.date.accessioned2023-12-06T10:53:41Z-
dc.date.available2023-12-06T10:53:41Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationPaiva, M. G. B. (2023). The importance of green value co-creation for green innovation [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29933por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29933-
dc.description.abstractThis research examines the impact of entrepreneurship on green value co-creation and green innovation in the Beauty & Personal Care SMEs sector. It fills a gap in the existing literature by combining the fields of green co-creation, green innovation, and entrepreneurship within the context of the Beauty & Personal Care SMEs sector. Data from 71 SMEs in Portugal were collected through questionnaires and analyzed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling. The findings indicate that green value co-creation has a significantly positive effect on green innovation. Perception of entrepreneurial capacity positively influences green value co-creation and indirectly green innovation. The attitude towards entrepreneurship has a significantly negative effect on green innovation. Furthermore, entrepreneurship education has a significant negative effect on green value co-creation. The study contributes to the understanding of the factors influencing green innovation and highlights the importance of entrepreneurship education in fostering sustainable practices. It also provides managerial implications, such as the need to provide entrepreneurs with knowledge on sustainable practices, promote collaboration between established and aspiring entrepreneurs, update entrepreneurship education curricula, and incentivize green value co-creation. These findings offer practical insights for promoting sustainability in the Beauty & Personal Care industry.por
dc.description.abstractEsta pesquisa examina o impacto do empreendedorismo na cocriação de valor verde e na inovação verde no setor de PMEs de Beleza e Cuidados Pessoais. Ele preenche uma lacuna na literatura existente ao combinar os campos de cocriação verde, inovação verde e empreendedorismo dentro do contexto do setor de PMEs de Beleza e Cuidados Pessoais. Os dados de 71 PMEs em Portugal foram recolhidos através de questionários e analisados através da Modelação de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais. Os resultados indicam que a cocriação de valor verde tem um efeito significativamente positivo na inovação verde. A percepção da capacidade empreendedora influencia positivamente a cocriação de valor verde e indiretamente a inovação verde. A atitude em relação ao empreendedorismo tem um efeito significativamente negativo na inovação verde. Além disso, a educação para o empreendedorismo tem um efeito negativo significativo na cocriação de valor verde. O estudo contribui para a compreensão dos fatores que influenciam a inovação verde e destaca a importância da educação para o empreendedorismo na promoção de práticas sustentáveis. Também fornece implicações gerenciais, como a necessidade de fornecer aos empreendedores conhecimento sobre práticas sustentáveis, promover a colaboração entre empreendedores estabelecidos e aspirantes, atualizar currículos de educação para o empreendedorismo e incentivar a cocriação de valor verde. Essas descobertas oferecem insights práticos para promover a sustentabilidade na indústria de Beleza e Cuidados Pessoais.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBeauty & personal care SMEs sectorpor
dc.subjectGreen value co-creationpor
dc.subjectGreen innovationpor
dc.subjectPMEs de beleza e cuidados pessoaispor
dc.subjectCocriação de valor verdepor
dc.subjectInovação verdepor
dc.titleThe importance of green value co-creation for green innovationpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203412478por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelO30por
dc.subject.jelM00por
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_broglio_paiva.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.