Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29928
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Catarina-
dc.contributor.advisorSantos, Maria Conceição-
dc.contributor.authorSilva, Diogo Manuel Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-06T10:14:25Z-
dc.date.available2023-12-06T10:14:25Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationSilva, D. M. S. (2023). Exploring motivations for attending e-sports events: The role of visiting the host city [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29928por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29928-
dc.description.abstractThe exponential increase in live e-sports events has sparked research into the link between sport and tourism. The literature explains the reasons for watching e-sports online, but there is still little on the motivations for watching live virtual sports events. Events increase the tourist attractiveness of host cities. This dissertation aims to answer two questions: What are the motivations for an e-sports fan to attend a live event? Can the desire to visit the host city of the e-sports event motivate going to the event? The main objective of this dissertation is to analyze how entertainment atmosphere, game drama, social interaction, knowledge acquisition, escapism, team loyalty, live broadcast experience and intention to visit the city influence participation in e-sports events. Following a positivist methodology, an online survey was carried out with 278 respondents, using a convenience sample, and then the hypotheses were validated using principal component analysis and linear regression. The results showed that the drama of the game is the most highly regarded motivation, while social interaction is the least. In addition, entertainment atmosphere, social interaction, escapism, and live streaming experience positively influence participation in e-sports events, with live streaming experience only being partially validated. Escapism has been shown to be positively associated with the live-streaming experience.por
dc.description.abstractO aumento exponencial dos eventos ao vivo inerentes a desportos eletrónicos despertou pesquisa da ligação do desporto ao turismo. A literatura explica as razões de se assistir a desportos eletrónicos online, mas é ainda escassa relativamente às motivações de se assistir a eventos ao vivo de desportos virtuais. Os eventos aumentam a atratividade turística das cidades anfitriãs. Esta dissertação visa responder a duas questões: Quais as motivações para um espetador de desportos eletrónicos a assistir a um evento ao vivo? Poderá o desejo de visitar a cidade anfitriã do evento de desportos eletrónicos motivar ir ao evento? O principal objetivo desta dissertação é analisar de que forma a atmosfera de entretenimento, o drama do jogo, a interação social, a aquisição de conhecimentos, o escapismo, a lealdade para com a equipa, a experiência de transmissão em direto e a intenção de visitar a cidade influenciam a participação em eventos de desportos eletrónicos. Seguindo uma metodologia positivista, realizou-se um inquérito via online a 278 inquiridos, através de uma amostra por conveniência e posteriormente a validação das hipóteses através de uma análise de componentes principais e de regressão linear. Os resultados mostraram que o drama do jogo é a motivação mais considerada, enquanto interação social a menor. Além disso, a atmosfera de entretenimento, a interação social, o escapismo e a experiência de transmissão em direto influenciam positivamente a participação em eventos de desportos eletrónicos, sendo a experiência de transmissão em direto apenas parcialmente validada. O escapismo mostrou estar positivamente associado à experiência de transmissão em direto.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectE-sportspor
dc.subjectEvent attendancepor
dc.subjectTurismo -- Tourismpor
dc.subjectGamingpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectParticipação em eventospor
dc.subjectJogospor
dc.titleExploring motivations for attending e-sports events: The role of visiting the host citypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203412214por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jelL83por
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diogo_sousa_silva.pdf4,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.