Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29915
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedro, Nuno Alexandre Guerreiro-
dc.contributor.authorSimões, Bernardo José Fonseca-
dc.date.accessioned2023-12-05T15:15:34Z-
dc.date.available2023-12-05T15:15:34Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationSimões, B. J. F. (2023). The impact of Covid-19 on the airline industry: TAP Air Portugal pedagogical case study [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29915por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29915-
dc.description.abstractWe are living in an uncertain period where businesses need to adapt if they want to survive. The airline sector has demonstrated to be a challenging field that necessitates ongoing adaptation to change and an effective response to crisis. The pandemic caused by COVID-19 is an example for that, as it was devastating for the airline industry and the disruption experienced will continue to be evident in the next years. Therefore, this project aims to examine the impact of COVID-19 on the airline industry through a pedagogical case study on the specific case of TAP Air Portugal. Through this case study, it is possible to thoroughly analyse the case of this national icon and provide answers to the case questions that focus attention mainly on how the company responded and adapted to crisis. In addition, the case will explore key topics such as crisis management, strategic operational management, competitive advantage, and success factors in the industry. The research employed to answer the case study questions was largely qualitative, with barely a little quantitative research. In addition, both primary and secondary data were employed. The primary source of information is based on an interview with the Senior Director of Operations Strategy and Performance of TAP Air Portugal. The study's primary conclusions show that, among TAP's primary actions throughout this crisis, it was essential to re-evaluate its organisational culture, business practises, and commercial strategy while regularly assessing their market environment and competences to adjust their approach over time.por
dc.description.abstractVivemos atualmente um período incerto, onde as empresas precisam de se adaptar se quiserem sobreviver. O setor aéreo demonstrou ser um setor desafiante, que exige contínua adaptação à mudança para uma resposta eficaz à crise. A pandemia causada pela COVID-19 retrata um exemplo disso, tendo tido um impacto devastador no setor aéreo, que continuará a ser evidente nos próximos anos. Assim, este projeto visa examinar o impacto da COVID-19 na indústria aérea através de um caso de estudo pedagógico sobre o caso específico da TAP Air Portugal. Através deste estudo, é possível analisar o exemplo deste ícone nacional e fornecer respostas às questões do caso, que focam a sua atenção principalmente na forma como a empresa respondeu e se adaptou à crise. Além disso, o mesmo explora temas-chave como a gestão de crises, gestão operacional, vantagem competitiva e fatores críticos de sucesso na indústria. A metodologia utilizada para responder às questões do caso de estudo foi em grande parte qualitativa, com apenas alguma pesquisa quantitativa. Para além disso, foram utilizados tanto dados primários como secundários, sendo que a principal fonte de informação se baseia numa entrevista com o Diretor Sénior de Estratégia e Operações da TAP Air Portugal. As principais conclusões do estudo mostram que, de entre as principais medidas implementadas pela TAP ao longo desta crise, foi essencial reavaliar a sua cultura organizacional, práticas de negócio e estratégia comercial, bem como examinar regularmente o seu ambiente de mercado e competências para ajustar a sua abordagem ao longo do tempo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrise -- Crisispor
dc.subjectCrisis managementpor
dc.subjectStrategic operational managementpor
dc.subjectVantagem competitiva -- Competitive advantagepor
dc.subjectIndústria aeronáutica -- aeronautical industrypor
dc.subjectGestão de crisespor
dc.subjectGestão estratégica operacionalpor
dc.titleThe impact of Covid-19 on the airline industry: TAP Air Portugal pedagogical case studypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203410610por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
iscte.subject.odsAção climáticapor
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelM19por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_bernardo_fonseca_simoes.pdf2,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.