Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2990
Autoria: Cruz, Paula
Data: 2011
Título próprio: Concepções e práticas de avaliação escrita na disciplina de língua portuguesa em Moçambique
ISBN: 978-972-8335-20-5
Palavras-chave: Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Competências
Língua portuguesa
Resumo: No presente trabalho procura- se reflectir sobre as características das práticas avaliativas em língua portuguesa, culminando com o exemplo concreto do que se passa em Moçambique, com ênfase para as competências avaliadas nos testes, os domínios da disciplina de Língua Portuguesa que são avaliados, bem como as relações que é possível estabelecer entre os testes e os exames finais. O que me proponho a apresentar aqui é apenas uma amostra de um trabalho de pesquisa mais aprofundado que realizei. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa, com base numa análise dos testes e exames do nível, bem como de um significativo conjunto de textos reguladores das práticas de ensino e de avaliação. O estudo realizado permitiu verificar que existe alguma desarticulação entre o preconizado nos documentos oficiais e as práticas avaliativas no que diz respeito ao tipo de instrumentos de avaliação utilizados nas escolas bem como às metodologias usadas para a realização do processo avaliativo; que o objecto dos testes e os exames finais avaliam um leque restrito de competências e que as competências se situam, frequentemente, nos níveis mais elementares das categorias dos objectivos.
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

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