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http://hdl.handle.net/10071/2989
acessibilidade
Title: Do desenvolvimento da participação à participação no desenvolvimento: práticas e perspectivas em torno da acção participativa para o desenvolvimento - o caso de Arrouquelas
Authors: Colaço, João Paulo Relveiro Martinho
Orientador: Lammerink, Marc P.
Keywords: Desenvolvimento
Participatory action development
Participation
Local development
Development
Ação participativa para o desenvolvimento
Participação
Desenvolvimento local
Issue Date: 2008
Citation: COLAÇO, João Paulo Relveiro Martinho - Do desenvolvimento da participação à participação no desenvolvimento: práticas e perspectivas em torno da acção participativa para o desenvolvimento - o caso de Arrouquelas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2989>.
Abstract: O presente trabalho surgiu por influência de motivações ligadas às temáticas da participação e do desenvolvimento, reforçadas pelo fascínio suscitado por práticas, métodos e técnicas de promoção da participação ao nível do Desenvolvimento Local. Através da aplicação na/sobre a prática de uma metodologia especifica (Participatory Action Development - PAD), adaptada de Marc P. Lammerink (1999), e recorrendo a procedimentos de Investigação na/sobre a Acção, visou-se o reforço das práticas e das perspectivas em torno da Acção Participativa para o Desenvolvimento. Pretendeu-se acompanhar o movimento pendular, que permite ir do desenvolvimento da participação à participação no desenvolvimento, partindo de duas preocupações fundamentais: i) saber como desenvolver, e melhorar, uma proposta de intervenção prática, com forte enfoque na participação e ii) caracterizar o(s) sentido(s) que as pessoas atribuem a estas práticas, ao nível local. A intervenção prática teve lugar na Freguesia de Arrouquelas, durante um período de dois anos (2006-2007), e teve três fases distintas: uma primeira, onde se escutou a população e identificaram os principais focos da intervenção (Fase de Diagnóstico), uma segunda fase composta por actividades de (re)solução de alguns dos problemas identificados (Fase de Experimentação), e uma fase final, de identificação e disseminação dos resultados (Fase de Sustentabilidade). A assimilação do discurso da participação, a influência dos níveis de conflitualidade nos processos de participação e a erosão das práticas, são aspectos relevantes para as futuras abordagens, cujas implicações práticas incluem ainda a valorização implícita dos processos de moderação, da animação e do carácter formativo das experiências.
This present work emerge as result of the influence from motivations connected to participation and development issues, reinforced by the fascination raised by practical work, methods and participatory promotion techniques at Local Development Level. Through the practical application of Participatory Action Development (PAD) methodology, adapted from Marc P. Lammerink (1999), and with procedures from Action-Research’s context, our aim is the reinforcement of practices and perspectives around a local version of Participatory Action Development. The proposal is to follow the on-going movement from participation’s development to the participation on the development, starting from two basic targets: i) to know how to develop, and enhance, a practical proposal focused on participation and ii) to identify the people’s senses according this kind of activities, specially made at a local level. The practical work takes place at the region of Arrouquelas, during a period of two years (2006-2007), divided on three different phases: a first one, where the people were listened, identified and focused the main problems (Diagnosing Phase), a second phase, with several activities made as possible solutions for the identified problem (Experimenting Phase), and a third one, where the practical results are sustained and disseminated (Sustaining Phase). The participation speech’s assimilation, the influence from the conflicts, and the erosion among the main activities, are relevant issues for the future approaches, which practical implications included also the implicit leadership reinforcement at a moderator’s level, the dynamic needs for the process and the learning face from the practical work.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2989
Designation: Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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