Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29879
Autoria: Tertilt, Laurine Isabelle
Orientação: Moleiro, Carla Marina de Matos
Data: 23-Nov-2023
Título próprio: Students’ perceptions of cultural competence and diversity training in European psychology programs: Predictors and implications for training programs
Referência bibliográfica: Tertilt, L. I. (2023). Students’ perceptions of cultural competence and diversity training in European psychology programs: Predictors and implications for training programs [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29879
Palavras-chave: Self-perceived cultural competence
European psychology programs
Psychology students
Cultural diversity issues
LGBTQI+ issues
Competência cultural auto-relatada
Programas de psicologia Europeus
Estudantes de psicologia
Diversidade cultural -- Cultural diversity
LGBTQI+
Resumo: The purpose of this study was to investigate students self-perceived cultural competence and diversity training in European psychology programs. The study assessed the extent to which cultural diversity and LGBTQI+ issues are integrated into the curriculum and supervision, training environment, multicultural research, and honesty in recruiting of psychology training programs, based on students reports, and whether these areas predict students’ self-reported cultural competence. Factors other than training that may be related to students’ self-perceived cultural competence were examined. A total of 302 psychology students from 22 European countries participated in the study. The study used the Multicultural Awareness Knowledge Skills Survey-Counselor Edition-Revised (MAKSS-CE-R) to ask students for their selfperception of cultural competence and the Multicultural Environmental Inventory-Revised (MEI-R) to evaluate psychology training programs, using an exploratory and correlational design. Results indicated that students’ self-reported levels of cultural competence were found to be moderate. Similarly, cultural diversity issues in psychology programs were addressed moderately across Europe and were found to relate differently to students’ self-perceived cultural competencies. Knowledge and skills were positively predicted by curriculum and supervision, multicultural research, and honesty in recruiting, and related to other factors such as previous cultural diversity courses in undergraduate studies and external training in cultural competence. Awareness was predicted negatively by curriculum and supervision and positively by multicultural research, and associations were found with the level of training program and participation in an exchange program. Implications for psychology training programs and future research are discussed.
O objetivo deste estudo foi investigar a autoperceção dos/as estudantes de psicologia em relação à competência cultural e à formação em diversidade nos programas de psicologia na Europa. O estudo avaliou em que medida a diversidade cultural e as questões LGBTQI+ estão integradas no currículo e supervisão, ambiente de formação, investigação multicultural, e honestidade no recrutamento nos cursos de formação em psicologia, com base nos relatos dos/as estudantes, e se essas áreas preveem a competência cultural auto-relatada pelos/as estudantes. Foram examinados outros fatores, para além da formação, que podem estar relacionados à autoperceção da competência cultural de estudantes. Um total de 302 estudantes de 22 países europeus participaram no estudo. O estudo utilizou o Multicultural Awareness Knowledge Skills Survey- Counselor Edition-Revised (MAKSS-CE-R) para avalar a auto-perceção dos/as estudantes da competência cultural e o Multicultural Environmental Inventory-Revised (MEIR) para avaliar os programas de formação em psicologia, usando um desenho exploratório e correlacional. Os resultados indicaram que os níveis de competência cultural autoreportados pelos/as estudantes foram moderados. As questões de diversidade cultural dentro dos programas de psicologia foram também avaliadas de forma moderada em toda a Europa e foram encontradas associações diferentes com as competências culturais autoreportadas pelos/as estudantes. O conhecimento e as competências foram previstos de forma positiva pelo currículo e supervisão, investigação multicultural, e honestidade no recrutamento, e relacionados a outros fatores como cursos anteriores de diversidade cultural na licenciatura e formação externa em competência cultural. A consciência foi prevista de forma negativa pelo currículo e supervisão e de forma positiva pela investigação multicultural, e foram encontradas associações com o nível de formação e a participação num programa de intercâmbio internacional. São discutidas implicações para os programas de formação em psicologia e futuras pesquisas.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_laurine_tertilt.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.