Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29820
Autoria: Vieira, Joana Filipa Casimiro
Orientação: Neves, José Soares
Carvalho, Ana
Data: 20-Nov-2023
Título próprio: Práticas participativas em museus de arte: Os projetos no Museu e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Referência bibliográfica: Vieira, J. F. C. (2023). Práticas participativas em museus de arte: Os projetos no Museu e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29820
Palavras-chave: Museologia -- Museology
Arte participativa
Museu -- Museum
Participação
Política cultural -- Cultural policy
Projetos participativos
Participation
Participatory art
Participatory projects
Resumo: A participação não é um conceito novo e apresenta-se em múltiplas frentes, alargando-se à museologia. Com a consciência renovada de uma responsabilidade social, também os museus exploram formas alternativas de se relacionar e diversificar os seus públicos. Para tal a participação ganha relevo nestas instituições, que procuram atualizar-se, transpondo as suas coleções para o presente e debatendo o futuro em conjunto com os públicos. Se anteriormente a participação era apenas observada em determinadas tipologias de museus (ecomuseus, museus de comunidade, entre outros) mais recentemente, também os museus de arte criam projetos participativos, que se distribuem por múltiplas áreas de funcionamento da instituição (setor educativo, curadoria, programação…). Com base numa metodologia qualitativa, tomando o Museu e o Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) como casos de estudo, esta investigação pretende identificar quais os desenvolvimentos das práticas participativas em Portugal e quais as mudanças na relação entre os museus e os seus públicos. Concluiu-se que a utilização de práticas participativas em museus oscila entre diversos objetivos como: o trabalho com o KM2, a diversificação de públicos ou a investigação das coleções. Exemplo disto são alguns dos projetos do Museu e do CAM da FCG, instituição na qual as práticas participativas não são recentes, mas adquiriram maior divulgação nos últimos 10 anos.
Participation is not a new concept and can be found on multiple fronts, spreading into the area of museology. With the renewed awareness of social responsibility, museums have been looking for alternative ways to relate to and diversify their audiences. To this end, participation gains importance in these institutions, which seek to update themselves, transposing their collections to the present and debating the future along with their audiences. If participation was previously only observed in certain types of museums (ecomuseums, community museums, among others) today art museums also create participatory projects, which expand over to multiple areas of the institution (educational sector, curatorship, programming...) Based on a qualitative methodology, using the Museum and Centro de Arte Moderna (CAM) from the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) as case studies, this research seeks to identify the developments of participatory practices in Portugal and the changes in the relationship between museums and their audiences. It was concluded that the use of participatory practices in museums oscillates between several objectives such as: working with the KM2, diversifying audiences, or researching collections. Some of the projects within FCG's Museum and CAM are an example of this, an institution in which participatory practices are not recent, but have become more widespread in the last ten years.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joana_casimiro_vieira.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.