Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29790
Autoria: Gonçalves, Tiago Lucas
Orientação: Barros, Rúben Silva
Data: 27-Out-2023
Título próprio: Conceção de um Balanced Scorecard: Estudo de caso do grupo Americold Portugal
Referência bibliográfica: Gonçalves, T. L. (2023). Conceção de um Balanced Scorecard: Estudo de caso do grupo Americold Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29790
Palavras-chave: Controlo de gestão -- Management control
Ferramentas de avaliação da performance
Balanced Scorecard --
Logística
Performance Measurement Tools
Logistics
Resumo: O conceito de controlo de gestão tem vindo a sofrer bastantes alterações ao longo dos anos, apresentando diferentes definições, terminologias e ferramentas de apoio. O Tableau du Bord, o Performance Prism e o Balanced Scorecard destacaram-se das demais pois seguiam a ideia de que aspetos meramente financeiros não representavam a totalidade da atividade de uma organização. O Balanced Scorecard foi a que ganhou maior relevo internacionalmente, devido à sua adaptação a inúmeras realidades e de ser um modelo bastante eficaz de gestão estratégica das organizações. Este estudo tem como propósito a conceção de um Balanced Scorecard numa organização do setor de logística em temperatura controlada, o grupo Americold Portugal. Inserido num grupo internacional, está a passar por um processo de mudança de sistemas e processos que se estende a todas as áreas. Assim, uma ferramenta deste tipo oferece à organização uma forma de melhorar as suas práticas internas e uma base para a implementação da estratégia. A metodologia utilizada recaiu sobre um estudo qualitativo, optando por um estudo de caso de índole intervencionista, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta como principais fontes de recolha de evidências. O principal contributo teórico deste estudo prende-se com a conceção de um Balanced Scorecard num setor onde foi pouco explorado. A possibilidade de implementação do modelo desenvolvido por parte do grupo Americold Portugal, apresenta-se como o maior contributo prático, oferecendo ao grupo um modelo constituído por objetivos e indicadores estratégicos que guiarão a implementação da estratégia.
The concept of management control has undergone significant changes over the years, with different authors presenting various definitions and terminologies, as well as different supporting tools in this field. The ones that distinguished themselves were the Tableau du Bord, the Performance Prism, and the Balanced Scorecard. These stood out from the others because they followed the idea that purely financial aspects did not represent the entirety of an organization's activities. The Balanced Scorecard gained the most international prominence due to its adaptability to numerous realities and its effectiveness as a model for the strategic management of organizations. This study focuses on the design of a Balanced Scorecard in a temperature-controlled logistics organization, Americold Portugal, which is part of an international group undergoing a process of system and process change affecting all areas. Therefore, a tool of this kind provides the organization with a way to improve its internal practices and serves as a foundation for strategy implementation. The methodology used involved a qualitative study, opting for an interventionist case study approach, utilizing semi-structured interviews, document analysis, and direct observation as the main sources of evidence collection. The main theoretical contribution of this study lies in the development of a Balanced Scorecard in a sector that has been relatively unexplored. In more practical terms, the possibility of implementing the model developed by Americold Portugal represents the most significant contribution, providing the group with a model consisting of strategic objectives and indicators that will guide the implementation of strategy.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_tiago_lucas_goncalves.pdf999,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons