Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29781
Autoria: Santos, Carolina Isabel Seromenho dos
Orientação: Nascimento, Generosa do
Pereira, Renato
Data: 25-Out-2023
Título próprio: A transformação digital nas empresas familiares: Calçado de luxo: Caso pedagógico
Referência bibliográfica: Santos, C. I. S. dos. (2023). A transformação digital nas empresas familiares: Calçado de luxo: Caso pedagógico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29781
Palavras-chave: Transformação digital - Digital transformation
Empresa familiar -- Family business
Empresas não familiares
Calçado de luxo
Non-family businesses
Luxury footwear
Resumo: No contexto atual de digitalização e globalização, as empresas familiares de luxo, que atuam no mercado internacional, enfrentam desafios significativos. Estas precisam de equilibrar a família e negócio, preservar as tradições e serem reconhecidas como marcas de luxo. Contudo, a falta de estudos académicos sobre as empresas familiares, no âmbito nacional e internacional, e disciplinas dedicadas à Gestão das Empresas Familiares nas Universidades, é preocupante. A transformação digital representa um desafio adicional para estas empresas, que muitas vezes estão pouco preparadas para essa mudança. Neste contexto, este trabalho visa abordar a transformação digital nas empresas familiares de luxo, fornecendo uma variedade de ferramentas, desde as mais simples até às mais complexas através da aplicação de um caso pedagógico. A abordagem proposta recorre às fases gerais de Schallmo et al. (2017) que envolve analisar a situação atual da empresa; identificar tendências/ inovações da concorrência no canal digital de comunicação, propor ações; avaliar a adequação ao modelo de negócio; oferecer recomendações de implementação e realizar uma análise crítica dos fatores relevantes para a transformação digital nas empresas familiares. O caso pedagógico remete para uma empresa familiar de calçado de luxo português, na 2ª geração. A empresa enfrenta desafios tanto no âmbito familiar como no negócio, sendo a inovação, a transformação digital e a agregação da nova geração, pontos-chave. Embora seja fictício, a pesquisa é fundamentada na revisão da literatura e na análise documental realizada às consultoras e às empresas do mercado do calçado de luxo, nacional e internacional, familiares e não familiares.
In the current context of digitalisation and globalisation, luxury family businesses operating in the international market face significant challenges. They need to balance family and business, preserve traditions, and be recognised as luxury brands. However, the lack of academic studies on family businesses, both nationally and internationally, and of courses dedicated to Family Business Management in Universities, is worrying. The digital transformation represents an additional challenge for these companies, which are often poorly prepared for this change. In this context, this paper aims to address digital transformation in luxury family businesses by providing a variety of tools, from the simplest to the most complex ones through the application of a pedagogical case. The proposed approach draws on the general phases of Schallmo et al. (2017) which involves analysing the current situation of the company; identifying competitor trends/ innovations in the digital communication channel, proposing actions; assessing the suitability to the business model; offering implementation recommendations and conducting a critical analysis of the relevant factors for digital transformation in family businesses. The pedagogical case refers to a Portuguese luxury footwear family business in the 2nd generation. The company faces challenges both at family and business level, being innovation, digital transformation and the aggregation of the new generation, key points. Although fictitious, the research is grounded on the literature review and documentary analysis carried out to consultancies and companies in the luxury footwear market, national and international, family and non-family.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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