Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29773
Autoria: Brito, Suzany de Oliveira
Orientação: Brochado, Ana Margarida M. C.
Saraiva, Paulo Peneda
Data: 9-Nov-2023
Título próprio: Determinantes do sucesso das Initial Coin Offerings (ICOS) no setor do turismo
Referência bibliográfica: Brito, S. de O. (2023). Determinantes do sucesso das Initial Coin Offerings (ICOS) no setor do turismo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29773
Palavras-chave: Initial Coin Offerings
Turismo -- Tourism
Blockchain
Fintech
Media sociais -- Social media
Resumo: O surgimento das Initial Coin Offerings (ICOs) inovou a maneira como é feita a captação de recursos para um projeto ao permitir que a empresa ou entidade idealizadora levante fundos sem a necessidade de intermediários. Nesse sistema, o capital é angariado através de ativos digitais promovidos por meio de redes sociais e fóruns especializados. Esta dissertação tem como objetivo examinar os fatores que influenciam o desempenho das ICOs no contexto da indústria do turismo e abordar a lacuna de conhecimento existente sobre esse setor. Para atingir tal objetivo, utilizou-se uma base de dados composta por informações microeconômicas de 188 ICOs obtidas através da plataforma ICObench. Para uma pesquisa que englobasse tanto abordagens quantitativas quanto qualitativas, foram desenvolvidos estudos de caso sobre três das ICOs mais bem sucedidas do setor, além de testes não paramétricos de Mann-Whitney e o boxplot para ilustrar os resultados. Como suporte teórico para as observações supracitadas, destacam-se Brochado (2018) e Chen(2018). Dentre os resultados apresentados, pode-se ressaltar o fato de que o rating destacou-se como um fator influente no sucesso de ICOs desse setor, assim como sua duração e algumas redes sociais.
The appearance of Initial Coin Offerings (ICOs) innovated the way in which fundraising is carried out by allowing a company or entity to raise funds for their projects without intermediaries. In this system, capital is raised through digital assets promoted through social media and specialized forums. This dissertation aims to examine the factors that influence the performance of ICOs in the context of the tourism industry and to address the existing gap in knowledge about this sector. To achieve this purpose, a database composed of microeconomic information from 188 ICOs gathered through the ICObench platform was used. For the research to encompass both quantitative and qualitative approaches, case studies were developed on three of the most successful ICOs in the sector, in addition to a correlation analysis along with non-parametric Mann-Whitney tests and a boxplot to illustrate the results. As theoretical support for the aforementioned observations, Brochado (2018) and Chen (2018) stand out. Among the results presented, it is possible to highlight the fact that the rating was an influential factor in the success of the ICOs in this sector, as well as its duration and some social networks.
Designação do Departamento: Departamento de Economia Política
Designação do grau: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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