Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29734
Autoria: Lopes, Eva Mota
Orientação: Cardoso, Gustavo
Ramos, Madalena
Data: 16-Nov-2023
Título próprio: A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens
Referência bibliográfica: Lopes, E. M. (2023). A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29734
Palavras-chave: Instagram
Notícia -- News
Jornais
Redes sociais online
Formatos de media
Newspapers
Online social networks
Media formats
Resumo: Com a passagem do domínio da comunicação de massas para o domínio da comunicação em rede, os jornais têm procurado novas formas de manterem as suas marcas próximas dos consumidores. Contudo, os jovens manifestam-se marcadamente afastados dos meios de comunicação tradicionais, ao preferirem as redes sociais online para suprir um conjunto de necessidades distintas, entre elas a informação. Sendo o Instagram uma das redes sociais online mais utilizadas por esta geração, ela tornou-se fundamental para os jornais que a frequentem e utilizam para distribuir as suas notícias, procurando fazê-lo através de formas estimulantes e impactantes. Perante esta realidade, é importante analisar as motivações que levam os jovens a seguir jornais de notícias portugueses no Instagram e/ou a subscreverem-nos online, e a influência que os diferentes formatos de conteúdo utilizados pelos jornais nesta plataforma exercem na decisão dos jovens para consumir as notícias na integra junto dos seus canais oficiais. Para responder a estas questões, aplicou-se um método quantitativo com recurso a um inquérito online, dirigido a jovens entre os 18 e os 30 anos que consomem notícias no Instagram. Os dados sugerem-nos que embora os jovens utilizem o Instagram para consumir notícias diariamente, tal não se traduz num incremento do consumo de notícias na integra junto dos sites dos jornais, revelando-se o custo das notícias um fator determinante para esta decisão. Adicionalmente, verificou-se que a forma como as notícias são apresentadas pelos jornais em termos dos formatos no Instagram não estimula um maior consumo de notícias.
With the transition from the domain of mass communication to the domain of network communication, newspapers have been looking for new ways to keep their brands close to consumers, however, young people manifest themselves markedly away from traditional media, preferring online social networks to meet a set of different needs, including information. That said, since Instagram is one of the most used online social networks by this generation, it is essential that newspapers frequent it and use it to distribute their news through stimulating and impactful ways. Faced with this problem, it is considered interesting to analyze the motivations that lead young people to follow Portuguese news newspapers on Instagram and, or, to subscribe to them online, and the influence that the different content formats used by newspapers on this platform exert on the will of young people to consume news in full in their official channels. To answer these questions, a quantitative method was applied using an online survey, aimed at young people between the ages of 18 and 30 who consume news on Instagram. The data suggest that although young people use Instagram to consume news daily, this does not translate into an increase in the consumption of news in full in the websites of newspapers, and the cost of news proves to be a determining factor for this decision. In addition, it was found that the way news is presented by newspapers at the level of formats on Instagram does not show to stimulate a greater consumption of news.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_eva_mota_lopes.pdf673,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.