Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2971
Autoria: Lopes, Paula Cristina
Data: 2011
Título próprio: Educação para os media nas sociedades multimediáticas
Título e número da coleção: CIES e-Working Paper
nº 108/2011
ISSN: 1647-0893
Palavras-chave: Educação para os media
Educação para os media no Mundo
Educação para os media em Portugal
Education for the media
Education for the media in the world
Education for the media in Portugal
Resumo: A passagem da cultura de massas à cultura multimediática é marcada pela propagação, global e altamente veloz, de uma “pandemia”: a disseminação do “vírus da informação”, especialmente por via digital e em rede. As sociedades contemporâneas são learning cultures (Buckingham), potencialmente geradoras de indivíduos (cada vez mais) dependentes de informação: são os novos infoadictos, os junkies de informação. A proliferação de meios de comunicação multiplataforma e a multiplicação de receptores-produtores-receptores (utilizadores-participantes) e das suas mensagens mediáticas, potenciadas pelo desenvolvimento e integração com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), parecem estar na base de um novo paradigma sociocomunicacional de grande complexidade. Neste contexto, ter ou não ter acesso à informação e, simultaneamente, ter ou não ter competências interpretativas, analíticas, críticas e comunicativas que permitam descodificar e codificar eficazmente essa mesma informação num “tempo-espaço comprimido” (Harvey) parece determinante para a integração social plena. É por isso que faz todo o sentido falar em educação para os media.
The transition from mass culture to multimedia culture has been marked by the global and high-speed spread of a “pandemic”: the dissemination of the “information virus”, especially by digital means and on-line. Contemporary societies are learning cultures (Buckingham) that potentially produce (increasingly) information-dependent individuals: they are the new info-addicts, the information junkies. The proliferation of multiplatform-based means of communication and the multiplication of receivers-producers-receivers (users-participants) and their media messages, boosted by development of and integration with ICT (Information and Communication Technology), appears to form the basis of a new highly complex socio-communicational paradigm. In this situation, having or not having access to information and, at the same time, having or not having interpretative, analytical, critical and communicative skills that allow an individual to effectively encode and decode this same information in “compressed time-space” (Harvey) seem decisive for full social integration. For this reason, it makes complete sense to talk about education for the media.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP108_Lopes.pdf546,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.