Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29639
Autoria: Sousa, Diogo Salgado de
Orientação: Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Data: 14-Nov-2023
Título próprio: In-Company project: Internationalisation of the company Arquiconsult for the United States of America
Referência bibliográfica: Sousa, D. S. de (2023). In-Company project: Internationalisation of the company Arquiconsult for the United States of America [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29639
Palavras-chave: Internationalisation strategy
Mode of entry
Direct investment abroad
Local partner
Investment plan
Análise financeira -- Financial analysis
Estratégias
Internacionalização
Modo de entrada
Investimento direto estrangeiro
Parceiro local
Plano de investimento
Resumo: The aim of this In-Company Project is to analyse and draw conclusions about the viability of the internationalization project for the USA of Arquiconsult, a Portuguese SME operating in the IT services and consultancy sector, identifying the best internationalization and project implementation strategy. The methodology used is In-Company Project, as the aim is to develop the project within the company, based on its strategic vision. Data external to the company was researched and analysed, such as the political, economic, social, technological, environmental and legal environment of the USA, thus taking into account the economic and cultural reality of the North American market, and internal data to understand the company's strengths and weaknesses, identifying opportunities and recognizing threats. The results obtained indicate that Arquiconsult's internationalization project is viable, given its strengths, such as its area of specialization and competitive prices, although there are risks that must be considered, such as the human capital available. It was also concluded that the appropriate internationalization strategy is Direct Investment with the creation/acquisition of a Subsidiary with a Local Partner, although the profile of the Local Partner could pose a threat to the success of the project. However, it was also clear that for the internationalization project to succeed, it is necessary to determine long-term goals and objectives, adopt strategic actions and allocate the necessary resources, as well as outline a plan that includes financial, investment and risk analyses. In conclusion, this study provides empirical evidence of the viability of Arquiconsult's internationalization to the USA.
O objetivo deste In-Company Project é analisar e retirar conclusões acerca da viabilidade do projeto de internacionalização para os EUA da Arquiconsult, uma PME portuguesa que opera no sector dos serviços e consultoria em TI, identificando a melhor estratégia de internacionalização e de implementação do projeto. A metodologia utilizada é Projeto In-Company, visto ser objetivo desenvolver o projeto dentro da empresa, partindo da visão estratégica da mesma. Foram pesquisados e analisados dados externos à empresa, como a envolvente política, económica, social, tecnológica, ambiental e legal dos EUA, tendo assim em conta a realidade económica e cultural do mercado norte-americano, e dados internos para compreender os pontos fortes e fracos da empresa, identificando oportunidades e reconhecendo ameaças. Os resultados obtidos indicam que o projeto de internacionalização da Arquiconsult tem viabilidade, atendendo aos seus pontos fortes, como a sua área de especialização e preços competitivos, embora existam riscos que devem ser considerados, como o capital humano disponível. Concluiu-se também que a estratégia de internacionalização adequada é o Investimento Direto com a criação/aquisição de uma Subsidiária com um Parceiro Local, embora o perfil do parceiro local possa constituir uma ameaça ao sucesso do projeto. No entanto, ficou também claro que para o sucesso do projeto de internacionalização é necessário determinar metas e objetivos de longo prazo, adotar ações estratégicas e alocar os recursos necessários, bem como delinear um plano que contemple análises financeiras, de investimento e de risco. Concluindo, este estudo fornece evidência empírica da viabilidade da internacionalização da Arquiconsult para os EUA.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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