Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29632
Autoria: Correia, I.
Ramos, S.
Romão, Â.
Almeida, A. E.
Data: 2022
Título próprio: Burnout nos profissionais da Guarda Nacional Republicana: Fatores protetores e de risco: Relatório dos resultados do Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ - II)
Referência bibliográfica: Correia, I., Ramos, S., Romão, Â., & Almeida, A. E. (2022). Burnout nos profissionais da Guarda Nacional Republicana: Fatores protetores e de risco: Relatório dos resultados do Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ - II). http://hdl.handle.net/10071/29632
Resumo: O relatório que se segue consiste numa análise dos dados recolhidos no âmbito de um estudo sobre o Burnout e seus fatores protetores e de risco em profissionais da Guarda Nacional Republicana. O estudo foi desenvolvido numa parceria entre o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR). Foi aplicada a versão média portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire – COPSOQ II, através do software de pesquisa online Qualtrics e o respetivo link foi disponibilizado pela APG/GNR junto dos seus associados e de outros profissionais da Guarda Nacional Republicana não-associados. A recolha de dados junto destes profissionais decorreu entre os dias 22 de fevereiro e 31 de março de 2021. Responderam à totalidade do questionário 573 profissionais. Dos resultados obtidos decorrem três grandes constatações: o nível elevado de exigências (sobretudo as cognitivas e emocionais, mas também o ritmo e quantidade de trabalho); níveis medianos no que respeita aos recursos disponíveis (fatores protetores); e um nível já algo preocupante no que respeita à sintomatologia associada ao bem-estar psicológico. Este padrão de resultados apresenta um quadro em que se recomenda fortemente que sejam realizadas intervenções para proteger o bem-estar destes trabalhadores. Essas intervenções podem ser feitas pela redução dos fatores de risco (exigências) e/ou aumento dos protetores (recursos). Tendo em conta as atividades desenvolvidas por estes profissionais, pode ser muito difícil diminuir muito a exigência do trabalho, embora seja possível, e não deva ser negligenciada, a possibilidade de redução da carga de trabalho, através do reforço das equipas, ou de um regime de horários mais adequados às necessidades dos trabalhadores e do serviço. Neste relatório apresentamos várias sugestões de intervenção, focadas sobretudo no aumento dos recursos disponíveis por parte da organização de forma a compensar as exigências que são impostas a estes profissionais. Essas recomendações vão no sentido de propor uma conjunto de intervenções, não apenas focadas na redução da sintomatologia ao nível individual mas, antes, focadas nos fatores que estão na origem desta. Ou seja, pretende-se que a melhoria da situação dos trabalhadores seja atingida com mudanças situadas ao nível organizacional, sem perder de vista o trabalho concreto destes profissionais e as condições em que a sua atividade é desenvolvida.
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RL - Relatórios
DINÂMIA'CET-R - Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
report_98613.pdf605,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.