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http://hdl.handle.net/10071/29604
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Vítor Hugo dos Santos | - |
dc.contributor.author | Martins, Patrícia Meiginhos Marçal | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-15T12:54:06Z | - |
dc.date.available | 2023-11-15T12:54:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-06 | - |
dc.identifier.citation | Martins, P. M. M. (2023). The impact of sharing economy on transaction costs: The comparative case of Uber’s platform and traditional taxis [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29604 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/29604 | - |
dc.description.abstract | Although we can say that sharing has existed for as long as mankind, the sharing economy itself has arisen with the development of digital platforms and technological improvements that facilitate sharing behavior. Underlying the premise that people want to use things and not really own them, the sharing economy helps this vision become a reality with a great impact on the reduction of transaction costs. Understanding the relationship between the sharing economy and transaction costs is the main purpose of this research which has studied the Portuguese population’s perception of transaction costs in the sharing economy (Uber) and the traditional market (taxis) with the elaboration of a questionnaire. The statistical analysis of the obtained answers shows that the consumer perceives to have lower transaction costs when choosing the sharing economy over the traditional market, in other words, when choosing Uber over taxis. On top of that, with the development of an econometric model, it was possible to conclude that the perception of transaction costs influences the preference between the sharing economy and the traditional market: the consumer will choose the option that allows him to have lower perceived transaction costs. Whether it is the decrease in waiting time, the convenience of ordering a car from anywhere, or the decrease in the effort spent on tracking the service, the Uber sharing economy platform presents better features than taxis traditional model, making transaction costs decrease and being more appealing to the consumer. | por |
dc.description.abstract | Embora se possa dizer que o ato de partilhar existe há tanto tempo quanto a humanidade, a economia de partilha só surgiu com o desenvolvimento de plataformas digitais e melhorias tecnológicas que facilitam o comportamento de partilha. Considerando a premissa de que as pessoas querem usufruir das coisas e não realmente possuí-las, a economia de partilha ajuda esta visão a tornar-se realidade com um grande impacto na redução dos custos de transação. Perceber as dinâmicas desta relação é o principal objetivo desta investigação que estudou a perceção da população portuguesa sobre os custos de transação na economia de partilha e no mercado tradicional com a elaboração de um questionário. A análise estatística das respostas mostra que o consumidor perceciona menores custos de transação quando escolhe a economia de partilha em detrimento do mercado tradicional, ou seja, quando escolhe a Uber em vez dos táxis. Para além disso, com o desenvolvimento de um modelo econométrico foi possível concluir que a perceção dos custos de transação influencia a preferência entre a economia de partilha e o mercado tradicional: o consumidor escolherá a opção que lhe permita ter menores custos de transação percecionados. Quer seja pela diminuição do tempo de espera, pela comodidade de pedir um carro a partir de qualquer lugar ou pela diminuição do esforço na monitorização do serviço, a plataforma da Uber apresenta melhores características do que o modelo tradicional dos táxis, fazendo com que os custos de transação diminuam e seja mais apelativa para o consumidor. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Economia partilhada - Sharing economy | por |
dc.subject | Custos de transação -- Transaction costs | por |
dc.subject | Consumidor -- Consumer | por |
dc.subject | Uber | por |
dc.subject | Taxis | por |
dc.subject | Táxis | por |
dc.title | The impact of sharing economy on transaction costs: The comparative case of Uber’s platform and traditional taxis | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203384490 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência | por |
iscte.subject.ods | Produção e consumo sustentáveis | por |
dc.subject.jel | D23 | por |
dc.subject.jel | D61 | por |
dc.subject.jel1 | D Microeconomics | por |
thesis.degree.department | Departamento de Economia | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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