Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29576
Autoria: Gonçalves, Filipa Alexandra Gomes
Orientação: Silva, Sílvia
Caracol, Carla
Data: 31-Out-2023
Título próprio: A criação de um plano de melhoria numa academia de formação digital: Projeto aplicado em contexto media
Referência bibliográfica: Gonçalves, F. A. G. (2023). A criação de um plano de melhoria numa academia de formação digital: Projeto aplicado em contexto media [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29576
Palavras-chave: Negócio -- Business
Diversificação -- Diversification
Formação -- Formation
Desenvolvimento de competências -- Skills development
Ensino a distância
Melhoria contínua
Digital Learning
Continuous improvement
Resumo: As mudanças sentidas nos últimos anos, fruto da globalização e da COVID-19, forçam a que as empresas tenham de se distinguir entre si, procurando alcançar vantagem competitiva decorrente da necessidade relacionada com a sustentabilidade do negócio. A Academia de Formação Digital, nova área de negócio de um grupo empresarial no setor da comunicação social, constitui-se como o objeto de estudo do presente projeto, tendo em vista a elaboração de uma proposta de melhoria com o propósito de gerar ganhos em termos de eficiência e eficácia, requisitos para obtenção de ganhos financeiros, condição necessária para a sustentabilidade financeira do Grupo. Recorrendo-se a uma metodologia qualitativa, que incluiu análise documental, cinco entrevistas semiestruturadas, sendo que os participantes conhecem o negócio e os processos envolvidos, e dois focus group (vinte e cinco participantes no total), com públicos-alvo distintos, apresentando, neste caso, uma perspetiva enquanto potenciais clientes da Academia, possibilitou uma análise diversificada, integrada, e consequentemente mais aprofundada. Na recolha e análise de dados, recorreu-se a uma triangulação de técnicas e fontes, sendo que se optou pela análise temática na análise dos dados. A confrontação dos resultados obtidos, por esta nova área de negócio, face aos objetivos inicialmente definidos, permitiu, por um lado, constatar insuficiências da estratégia definida e, por outro lado, a identificação de oportunidades de melhoria. O diagnóstico produzido deu suporte à elaboração de um quadro de ações estratégicas, plasmadas no plano de melhoria proposto, em áreas como o produto (configuração e conteúdos), os processos (opções tecnológicas e promoção) e o posicionamento.
The changes experienced in recent years, driven by globalization and COVID-19, require companies to distinguish themselves, seeking to gain a competitive advantage stemming from the need for business sustainability. The Digital Training Academy, a new business area of a media conglomerate, serves as the subject of study in this project, the goal is to develop an improvement proposal with the aim of generating gains in terms of efficiency and effectiveness, prerequisites for financial gains, which are a necessary condition for the financial sustainability of the Group. Employing a qualitative methodology, which included document analysis, five semi- structured interviews, with participants knowledgeable about the business and processes involved, and two focus groups (with a total of twenty-five participants) targeting different audiences, in this case, it provides a perspective as potencial customers of the Academy, enabled a diverse, integrated, and consequently more in-depth analysis. In data collection and analysis, a triangulation of techniques and sources was used, with thematic analysis being the chosen method for data analysis. The comparison of the results obtained for this new business área against the initially defined objectives allowed, on one hand, the identification of deficiencies in the defined strategy and, on the other hand, the identification in improvement opportunities. The produced diagnosis supported the creation of a framework of strategic actions, outlined in the proposed improvement plan, in areas such as product (configuration and content), processes (technological choices and promotion), and positioning.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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