Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29565
Autoria: Pereira, Joana Sofia Rafael
Orientação: Daniele, Giulia
Data: 24-Out-2023
Título próprio: Afghan women and structural violence: The implication of discourse in the war on terror
Referência bibliográfica: Pereira, J. S. R. (2023). Afghan women and structural violence: The implication of discourse in the war on terror [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29565
Palavras-chave: Afghanistan
United States of America
Orientalismo -- Orientalism
Direitos da mulher -- Women rights
Structural violence
Discourse
Afeganistão
Estados Unidos da América
Violência estrutural
Discurso -- Speech
Resumo: This dissertation explores the aftermath of 9/11 and the creation of the War on Terror, particularly in Afghanistan. The United States invaded Afghanistan as the Taliban regime refused to give up Bin Laden, creating a narrative around the idea of the War on Terror that mobilized women’s rights. Ignoring America’s actions and support that led to the formation of the Taliban, the US used women’s rights as a political play leading to dichotomous rhetoric between the treatment of women in the West and women in Muslim countries who needed saving, with the biggest symbol of this oppression being the veil, representing a lack of rights and agency. Despite the clear violation of women’s rights and oppression under regimes such as the Taliban, the American discourse reinforced a sense of western superiority over the “Other”, based on a theory called gendered orientalism leading to an appropriation of women’s voices by the West without acknowledging their agency and individualism, in a representation that can be described as neocolonialist and paternalist. This discourse will be counterposed with the perspectives of Afghan women on the conflict, to understand if the narratives perpetuated by Washington did, in fact, help improve gender equality in Afghanistan, or if it further aggravated structural violence faced by women.
Esta dissertação explora o resultado dos ataques terroristas do 11 de setembro e a formação da chamada “War on Terror”, particularmente no Afeganistão. Os Estados Unidos invadiram o Afeganistão após o regime Talibã se recusar a entregar Bin Laden, desenvolvendo uma narrativa em torno da “War on Terror” que mobilizou os direitos da mulher. Ao ignorar as ações americanas que levaram à criação dos Talibã, os EUA usaram os direitos da mulher num jogo político, o que levou à criação de uma retórica dicotómica entre o tratamento das mulheres no Ocidente e o tratamento das mulheres em países de maioria muçulmana, que “precisam de ser salvas”, sendo o véu o maior símbolo dessa opressão, que representa a falta de direitos e de agência. Apesar da clara violação dos direitos das mulheres e da opressão sofrida sob regimes como o regime Talibã, o discurso americano reforçou um sentimento de superioridade Ocidental sobre o “Outro”, baseado numa teoria chamada “orientalismo de género” que conduz à apropriação das vozes das mulheres afegãs pelo Ocidente, sem reconhecimento da sua agência e individualismo, numa representação que pode ser descrita como neocolonialista e paternalista. Este discurso será contraposto com as perspetivas de mulheres afegãs sobre o conflito, para analisar se as narrativas perpetuadas por Washington ajudaram, de facto, a atingir a igualdade de género no Afeganistão, ou se agravaram a violência estrutural sofrida pelas mulheres.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos Internacionais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joana_rafael_pereira.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.