Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29507
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Renato Jorge Lopes da-
dc.contributor.advisorPereira, Ângelo-
dc.contributor.authorFernandes, Jéssica Chorão-
dc.date.accessioned2023-11-02T09:52:06Z-
dc.date.issued2023-10-12-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationFernandes, J. C. (2023). The green gap of organic food consumption in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29507por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29507-
dc.description.abstractThe food industry is one of the main factors for the current ecological crisis due to unsustainable diets and production processes. To accomplish environmental balance, companies have adopted in their strategies the sustainability concept and implemented distinctive producing methods such as organic farming. The number of individuals willing to purchase organic food has been increasing, nonetheless, the sales of these products remain limited. Literature shows a discrepancy between consumers' growing concern for ecological issues and their actions towards it, a phenomenon named the “green gap”. This investigation aims to analyze the green gap of organic food consumption in Portugal by assessing the reasons behind the consumer purchasing decisions on organic food and possible solutions for companies to overcome the green gap and expand this market. Therefore, detailed research on the phenomenon was carried out and subsequently developed via a qualitative approach through interviews, aiming to understand the opinions of Portuguese consumers on this topic. From the interviewees, it was shown that health and environmental concerns are the main drivers, and high price, lack of availability, variety, and knowledge as the key barriers to organic food purchase. To face these obstacles, companies may adopt several strategies such as educating consumers about the concept of organic through marketing and advertising campaigns, providing a more accessible price by creating vouchers and discounts, investing more in the variety of products, guaranteeing its availability in the main supermarkets and at last, partnering with the government to create incentive programs for consumers and producers of organic food.por
dc.description.abstractA indústria alimentar é uma das responsáveis pelos problemas ecológicos devido a dietas e processos de produção não sustentáveis. Para alcançar o equilíbrio ambiental, as empresas têm adotado nas suas estratégias o conceito de sustentabilidade através métodos de produção diferenciados, como a agricultura biológica. A compra de alimentos biológicos tem vindo a aumentar, mas as vendas destes produtos ainda são limitadas. A literatura mostra uma discrepância entre a preocupação dos consumidores com os problemas ecológicos e as suas ações nesse sentido, um fenómeno designado por "green gap". Esta investigação tem como objetivo analisar o “green gap” em Portugal; avaliando as razões das decisões de compra dos consumidores e as soluções que podem ser implementadas pelas empresas para ultrapassarem barreiras ao consumo destes produtos e, por sua vez, expandirem o mercado. Para tal, foi realizada uma pesquisa detalhada sobre o fenómeno, assente numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas. Os entrevistados revelaram que as preocupações com a saúde e o ambiente são os principais fatores de motivação e que os preços elevados, a falta de disponibilidade, variedade e conhecimento são as principais barreiras à compra de alimentos biológicos. Para enfrentar esses obstáculos, as empresas podem adotar diversas estratégias, como educar os consumidores sobre o conceito de biológico através de campanhas de marketing, oferecer um preço mais acessível criando vouchers e descontos, investir numa maior variedade de produtos, garantir a sua disponibilidade nos supermercados e fazer parcerias com o governo para criar programas de incentivo aos consumidores e produtores de alimentos biológicos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectIndústria alimentar -- food industrypor
dc.subjectAgricultura biológica -- Organic farmingpor
dc.subjectSustentabilidade -- Sustainabilitypor
dc.subjectGreen gappor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.titleThe green gap of organic food consumption in Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203374835por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2024-10-12-
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
iscte.subject.odsAção climáticapor
dc.subject.jelQ01por
dc.subject.jelQ13por
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_jessica_chorao_fernandes.pdf
  Restricted Access
910,07 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.