Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29419
Autoria: Jiawei LI
Orientação: Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Data: 21-Set-2023
Título próprio: How to revive after financial fraud is exposed: Case study of Luckin
Referência bibliográfica: Jiawei LI (2023). How to revive after financial fraud is exposed: Case study of Luckin [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29419
Palavras-chave: COVID-19
Fast-moving consumer goods
Private domain traffic
Bens de consumo rápido
Tráfego de domínios privados
Resumo: Luckin's seemingly tortuous development history may be a business epic that has never been seen before and will probably never be seen after in Chinese business history. It was basically a rapid expansion in the early stages with the gimmick of becoming the Chinese version of Starbucks, only to be exposed to a financial fraud scandal after its U.S. IPO. However, while many people were waiting for the tide to recede and laughing at how the Luckin Coffee building was crumbling, two years have flown by and instead of being a flop as many experts predicted at the time, Luckin has bucked the trend of the financial fraud scandal and is even doing better and better now. As of June 2022, Luckin has over 7,000 stores, far surpassing Starbucks as the largest number of coffee shops in China. It covers 28 provincial administrative regions, including Beijing, Shanghai and Guangdong. The number of stores not only surpassed Starbucks, but also the penetration rate, with Luckin opening 1,171 stores nationwide in the first half of 2022 alone. It is worth noting that the coverage of Luckin coffee stores in third- and fourth-tier cities has long exceeded 80%, and even many small villages and towns have the presence of Luckin. Explore why he was exposed to the financial fraud scandal, in the world capital and under the multiple pressure of the domestic top management, but still able to survive the secret.
A história do desenvolvimento aparentemente tortuoso da Luckin pode ser uma epopeia empresarial nunca antes vista e provavelmente nunca mais será vista na história empresarial chinesa. Basicamente, tratava-se de uma expansão rápida nas fases iniciais, com o objetivo de se tornar a versão chinesa da Starbucks, mas que acabou por ser exposta a um escândalo de fraude financeira após a sua OPI nos EUA. No entanto, enquanto muitas pessoas esperavam que a maré baixasse e se riam da forma como o edifício do Luckin se estava a desmoronar, passaram dois anos e, em vez de ser um fracasso como muitos especialistas previram na altura, o Luckin contrariou a tendência do escândalo de fraude financeira e está cada vez melhor. Em junho de 2022, a Luckin tinha mais de 7 000 lojas, ultrapassando de longe a Starbucks como o maior número de cafés na China. Abrange 28 regiões administrativas provinciais, incluindo Pequim, Xangai e Guangdong. O número de lojas não só ultrapassou a Starbucks, mas também a taxa de penetração, com a Luckin a abrir 1.171 lojas em todo o país só no primeiro semestre de 2022. É importante notar que a cobertura das cafeterias Luckin em cidades de terceiro e quarto níveis há muito ultrapassou 80%, e mesmo muitas pequenas aldeias têm a presença de Luckin. Explore a razão pela qual ele foi exposto ao escândalo de fraude financeira, na capital mundial e sob a pressão múltipla da alta administração nacional, mas ainda capaz de sobreviver ao segredo.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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