Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29418
Autoria: Jia Zhou
Orientação: Veiga, Maria do Rosário
Data: 21-Set-2023
Título próprio: Reporting the wirecard scandal: Where were the auditors?
Referência bibliográfica: Jia Zhou (2023). Reporting the wirecard scandal: Where were the auditors? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29418
Palavras-chave: Wirecard
Fraude -- Fraud
Auditoria -- Audit
Red flags
Resumo: The external corporate governance proposed by Aguilera (2015) takes auditors, regulators, and the media as watchdogs of capitalism to keep unscrupulous managers at bay. However, the recent spate of accounting scandals and corporate collapses such as the Wirecard suggest CPA firms, media and regulators are not effective in creating the conditions to deter, detect at early stage, and prevent systemic disaster from financial fraud. This dissertation is designed to analyze the fraud scheme at the Wirecard, and the red flags EY auditors have missed. It will analyze the extent to which the media are able to cover most red flags so to foster learning in their reader. For this purpose, a sample of 40 articles published in FT was used to identify the red flags operating in the Wirecard case, to judge on how closely they are reported, and finally to understand the role auditors played and how comprehensive the report on red flags was. Findings suggest media can be effective in covering most of red flags but that the attention is being placed on easy targets, such as unethical leadership, while leaving out important corporate practices that can play a stronger role. Also, findings indicate that audit process failure such as the one ascribed to EY, stresses the need for all external corporate governance agents to watch not only the corporations but also to watch each other and how they report and use information. Auditors, regulators, educators, shareholders all need to play a part to make the watchdog of capitalism fulfil its fiduciary obligation.
A governance externa proposta por Aguilera (2015) considera os auditores, os reguladores e os meios de comunicação social como vigias do capitalismo para manter afastados os gestores sem escrúpulos. No entanto, a recente vaga de escândalos contabilísticos e colapsos empresariais, como o da Wirecard, sugere que as sociedades de revisores oficiais de contas, os meios de comunicação social e os reguladores não são eficazes na criação de condições para dissuadir, detetar numa fase inicial e evitar o desastre sistémico decorrete de fraude financeira de larga escala. Esta dissertação foi desenhada para analisar o esquema de fraude na Wirecard bem como os sinais de alerta (red flags) que os auditores da EY não detectaram. Este trabalho procura também compreender em que medida os meios de comunicação social são capazes de reportar a maioria dos sinais de alerta de modo a promover a aprendizagem dos seus leitores. Para o efeito, foi utilizada uma amostra de 40 artigos publicados no FT para identificar os sinais de alerta no caso Wirecard, para avaliar o grau de rigor com que são relatados e, finalmente, para compreender o papel dos audotires e até que ponto o relatório sobre os sinais de alerta é exaustivo. As conclusões sugerem que os meios de comunicação social podem ser eficazes na cobertura da maioria dos sinais de alerta, mas que a atenção foi colocada em alvos fáceis, tais como a liderança pouco ética, menorizando práticas empresariais relevantes que podem desempenhar um papel mais importante. Além disso, os resultados indicam que a falha do processo de auditoria, como a atribuída à EY, sublinha a necessidade de todos os agentes externos de governação empresarial vigiarem não só as empresas, mas também se vigiarem uns aos outros e à forma como comunicam e utilizam a informação. Auditores, reguladores, educadores, accionistas, todos têm de desempenhar o seu papel para que a função de vigilância do capitalismo cumpra a sua obrigação fiduciária.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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