Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29392
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPrada, Marília-
dc.contributor.advisorSaraiva, Magda-
dc.contributor.authorDias, Germano António Matias-
dc.date.accessioned2023-10-09T13:14:36Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.citationDias, G. A. M. (2023). Impact of claims about protein content of different origins on consumers perception [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29392por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29392-
dc.description.abstractAdequate protein consumption has several benefits for health and well-being. The demand for protein has resulted in the emergence of new products and information that may not always be the most suitable for everyone. The present study sought to understand the impact of claims about protein content from different sources on consumer expectations. This experimental study consisted of an online questionnaire (Qualtrics) with 191 participants (61% men, M = 39.5, SD = 15.5) randomly distributed resulting from the between-participants design: 2 (protein content: control; high protein) X 2 (origin: control; vegan). The main objective of the study was to evaluate the impact of these claims on the perception of a food product in different dimensions (protein content, fat content, sugar content, caloric content, healthiness, satiation, caloric density, and flavour). Participants showed an overall more positive evaluation of the "high protein" claim in comparison to the product with the "protein control" claim. Regarding the product with the “origin vegan” claim, there was an overall healthier evaluation (lower sugar and fat content, lower caloric density, and higher healthfulness), but a more negative evaluation in terms of taste in comparison to the product with the “origin control” claim. It is important to consider that participants claimed to have a low level of knowledge about protein- enriched products. These results contribute to the study of consumer attitudes and behaviour, as they have implications regarding the effect of food claims on consumer expectations and purchase decisions.por
dc.description.abstractO consumo adequado de proteína apresenta diversos benefícios para a saúde e bem-estar. A procura por proteína resultou na emergência de novos produtos e informação que podem nem sempre ser os mais adequados. O presente estudo procurou compreender o impacto de alegações acerca do teor proteico de diferentes origens nas expectativas do consumidor. Este estudo experimental consistiu num questionário online (Qualtrics). Participaram neste estudo 191 voluntários (61% homens, M = 39.5, DP = 15.5) distribuídos aleatoriamente pelas condições resultados do delineamento entre-participantes: 2 (teor proteico: controlo; elevada proteína) X 2 (origem: controlo; vegan). O estudo tinha como principal objetivo avaliar o impacto destas alegações na perceção de um produto alimentar em diferentes dimensões (teor de proteína, teor de gordura, teor de açúcar, teor calórico, salubridade, saciação, densidade calórica e sabor). Os participantes apresentaram uma avaliação mais positiva para o produto com o rótulo “elevada proteína” em comparação com o produto com rótulo “proteína controlo”. No rótulo “origem vegan”, a avaliação foi mais saudável (menor teor de açúcar e gordura, menor densidade calórica e maior salubridade), porém mais negativa no que toca ao sabor em relação à condição “origem controlo”. É importante considerar que os participantes afirmaram possuir um nível de conhecimento baixo acerca de produtos enriquecidos com proteína. Estes resultados contribuiem para o estudo de atitudes e comportamentos dos consumidores, visto que apresentam implicações acerca do efeito dos rótulos sobre expectativas e decisão de compra do consumidor.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectProteinpor
dc.subjectVeganpor
dc.subjectFood labellingpor
dc.subjectFood claimspor
dc.subjectConsumer perceptionpor
dc.subjectProteínapor
dc.subjectVeganapor
dc.subjectRótulospor
dc.subjectPerceção do consumidorpor
dc.titleImpact of claims about protein content of different origins on consumers perceptionpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203359488por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.date.embargo2025-07-27-
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
dc.subject.apa3900por
dc.subject.apa3920por
dc.subject.apa13900 Consumer psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_germano_matias_dias.pdf
  Until 2025-07-27
1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.