Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29362
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Fernando Alberto Freitas-
dc.contributor.authorRego, Rúben Edgar da Silva-
dc.date.accessioned2023-09-28T12:54:50Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.citationRego, R. E. da S. (2023). Determinantes de business growth do Nokia Assurance Center: Identificação e gestão integrada de dinâmicas causais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29362por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29362-
dc.description.abstractNo contexto da história económica mundial, o conceito de crescimento tem sido um pilar constante, desempenhando um papel essencial no avanço social. Em particular, o cenário empresarial é onde o crescimento se torna vital, dado que é o que define a sobrevivência das organizações. A rede de fatores que condiciona o crescimento de uma empresa é complexa, algo que torna indispensável uma investigação mais aprofundada sobre as variáveis que podem influenciar este processo. Embora muitos estudos tenham procurado correlacionar o crescimento com as estratégias empresariais, são menos aqueles que se dedicam a estudar o impacto da inovação no crescimento. Neste cenário, o presente projeto inicia com a exposição dos principais contributos da literatura sobre business growth e a inovação no seio das organizações. A abordagem adotada baseia-se em Problem Structuring Methods (PSMs), com o objetivo de identificar os determinantes do business growth do Nokia Assurance Center (NAC) e as suas relações de causa-efeito. Para esta análise, utilizou-se a técnica DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), uma ferramenta eficaz dentro dos PSMs que permite analisar e visualizar relações complexas de causa e efeito entre as variáveis em estudo. Através de um painel de colaboradores da empresa, a metodologia DEMATEL possibilitou a identificação e a compreensão de determinantes que potenciam o crescimento do negócio, bem como as suas relações causais. Deste modo, esta projeto contribui para a identificação e priorização dos determinantes mais relevantes para o crescimento do NAC, fornecendo insights valiosos para a estratégia de crescimento numa área de negócio específica da Nokia.por
dc.description.abstractIn the broader context of global economic history, the concept of growth has been a consistent foundation stone, playing an essential role in social development. Specifically, within the business realm, growth becomes crucial as it defines an organization’s survival. Given the complexity of factors that influence a company’s growth, a thorough investigation into the variables that can shape this process is imperative. While numerous studies have aimed to correlate growth with business strategies, the ones dedicated to studying the impact of innovation remain less diverse. In this landscape, the current project commences by outlining the key contributions from the literature on business growth and organizational innovation. The methodology adopted is grounded on Problem Structuring Methods (PSMs), aiming to pinpoint the determinants of business growth for the Nokia Assurance Center (NAC) and their cause- and-effect relationships. For this analysis, the DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) technique was employed, which is an effective tool within PSMs, facilitating the analysis and visualization of complex cause-and-effect relationships. Through the engagement of an in-house expert panel, the DEMATEL methodology allowed for the identification and comprehension of determinants that strengthen business growth, as well as their causal relationships. Consequently, this project allows for the identification and prioritization of relevant determinants for the NAC’s growth, providing invaluable insights for formulating a growth strategy within a specific business unit of Nokia.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBusiness growthpor
dc.subjectDEMATELpor
dc.subjectDesign thinkingpor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectNokia Assurance Centerpor
dc.titleDeterminantes de business growth do Nokia Assurance Center: Identificação e gestão integrada de dinâmicas causaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203355776por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Aplicadapor
dc.date.embargo2026-08-02-
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelM21por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_ruben_silva_rego.pdf
  Restricted Access
1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.