Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29311
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Clara-
dc.contributor.authorŠpoljar, Mirna-
dc.date.accessioned2023-09-12T09:17:59Z-
dc.date.available2023-09-12T09:17:59Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationŠpoljar, M. (2022). Out of school children in Guinea-Bissau [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29311por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29311-
dc.description.abstractIn today's world, the value of education is highly emphasized, as is the importance of the quality educational system. Nonetheless, there are significant disparities in terms of the quality of educational systems around the world. The purpose of this thesis is to extract main factors influencing school dropout in Guinea-Bissau. To answer to this question, it was necessary to do a secondary data analysis which was then complimented with interviews. The three interviewees are experts from the field of education, with a proven experience of working on educational research and programs in Guinea-Bissau. The theoretical part of the thesis discusses history of education, definition of out of school children, and it gives an overall description on Guinea-Bissau and its educational system. Results showed how the factors affecting school dropout are interconnected and interdependent, which makes them hard to divide form each other, however main factors extracted, mainly include parent’s and children’s value of education, attitudes towards girls’ education, teachers training and background, and financial bottlenecks. Results are showing how there has been improvement in school enrolment in Guinea-Bissau, however it is still far away from reaching its goal. To tackle all factors influencing school dropout, experts, educationalists, and programme developers should continue developing clear strategies and incentives which can then help in solving the issue of Out of School Children.por
dc.description.abstractAtualmente o valor da educação é altamente enfatizado, assim como a importância do sistema educativo de qualidade. No entanto, existem actualmente disparidades significativas em termos da qualidade dos sistemas educativos em todo o mundo. O objectivo desta tese é extrair os principais factores que influenciam o abandono escolar na Guiné Bissau. Para responder a esta questão, foi necessário fazer uma análise de dados secundários que foi depois complementada com entrevistas. Os três entrevistados são especialistas da área da educação, com uma experiência comprovada de trabalho em investigação e programas educativos na Guiné-Bissau. A parte teórica da tese discute a história da educação, definição de crianças fora da escola, e dá uma descrição geral sobre a Guiné-Bissau e o seu sistema educativo. Os resultados mostraram como os factores que afectam o abandono escolar estão interligados e interdependentes, o que os torna difíceis de dividir uns aos outros, embora os principais factores extraídos incluam principalmente o valor da educação dos pais e das crianças, atitudes em relação à educação das raparigas, formação e antecedentes dos professores, e estrangulamentos financeiros. Os resultados estão a mostrar como tem havido melhorias nas matrículas escolares na Guiné Bissau, contudo ainda está longe de atingir o seu objectivo. Para enfrentar todos os factores que influenciam o abandono escolar, especialistas, educadores e criadores de programas devem continuar a desenvolver estratégias e incentivos claros que possam depois ajudar a resolver a questão das Crianças Fora da Escola.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriança -- Childpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectGuinea-Bissaupor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectAbandono escolar -- School abandonmentpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGuiné Bissau-
dc.titleOut of school children in Guinea-Bissaupor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203351657por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Internacionaispor
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_mirna_spoljar.pdf900,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.