Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29307
Autoria: Harriman, Lloyd
Orientação: Ramalho, Nelson Jorge Campos
Almeida, Maria Teresa Silva Féria de
Data: 25-Jul-2023
Título próprio: Applying a followership approach to the learning experience
Referência bibliográfica: Harriman, L. (2023). Applying a followership approach to the learning experience [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29307
Palavras-chave: Followership
Boredom
Co-production beliefs
Engagement
Socio-Technical Class Design (STCD)
Aprendizagem -- Learning
Tédio
Crenças coprodução
Desenho socio-técnico de aulas (STCD)
Resumo: In today's digital world, students' attention spans are increasingly limited, and boredom levels are on the rise, both in university classes and company training courses. This puts pressure on traditional learning designs to alleviate boredom and uphold learning. While it is traditionally been viewed as the educator's responsibility to minimize boredom, a followership perspective suggests that students also play an intrinsic co-production role in the learning experience. The purpose of this research is to analyse the impact of the interaction between class design and students’ co-production beliefs on their class engagement, boredom levels, and expected grades. To do so, a survey was conducted towards higher education students, resulting in 202 valid responses. The findings suggest that co-production beliefs play a significant role in shaping the indirect effect of Socio-technical class design on students experienced boredom via class engagement. This pertained to the passage of time rather than the lack of attention. Stronger co-production beliefs may help students mitigate the negative effects of boredom time on academic performance, and scholars as well as managers may benefit from considering literature on followership as a new perspective to consider while also referring to socio-technical design in learning settings.
No mundo digital actual, a capacidade de atenção dos alunos é cada vez mais limitada e os níveis de tédio estão a aumentar, tanto nas aulas universitárias como nos cursos de formação das empresas. Isto coloca pressão sobre as concepções tradicionais de aprendizagem para reduzir o tédio e manter a aprendizagem. Embora tradicionalmente se considere que é da responsabilidade do educador minimizar o tédio, uma perspectiva de followership sugere que os alunos também desempenham um papel intrínseco de co-produção na experiência de aprendizagem. Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da interacção entre o desenho das aulas e as crenças de co-produção dos alunos no seu envolvimento na aula, nos níveis de aborrecimento e nas notas esperadas. Para o efeito, foi realizado um inquérito a estudantes do ensino superior, do qual resultaram 202 respostas válidas. Os resultados sugerem que as crenças de co-produção desempenham um papel significativo na modulação do efeito indirecto do desenho sociotécnico das aulas no tédio sentido pelos alunos através do seu envolvimento na aula. Este efeito prende-se mais com a passagem do tempo do que com a falta de atenção. Crenças de co-produção mais fortes podem ajudar os estudantes a atenuar os efeitos negativos do tédio no desempenho académico e os professores, bem como os gestores, podem beneficiar em considerar a literatura sobre followership enquanto uma nova perspectiva, e simultaneamente considerarem o desenho sociotécnico em contexto de aprendizagem.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_lloyd_harriman.pdf
  Until 2026-07-27
1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.