Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/29307
Autoria: | Harriman, Lloyd |
Orientação: | Ramalho, Nelson Jorge Campos Almeida, Maria Teresa Silva Féria de |
Data: | 25-Jul-2023 |
Título próprio: | Applying a followership approach to the learning experience |
Referência bibliográfica: | Harriman, L. (2023). Applying a followership approach to the learning experience [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29307 |
Palavras-chave: | Followership Boredom Co-production beliefs Engagement Socio-Technical Class Design (STCD) Aprendizagem -- Learning Tédio Crenças coprodução Desenho socio-técnico de aulas (STCD) |
Resumo: | In today's digital world, students' attention spans are increasingly limited, and boredom levels
are on the rise, both in university classes and company training courses. This puts pressure
on traditional learning designs to alleviate boredom and uphold learning. While it is traditionally
been viewed as the educator's responsibility to minimize boredom, a followership perspective
suggests that students also play an intrinsic co-production role in the learning experience.
The purpose of this research is to analyse the impact of the interaction between class
design and students’ co-production beliefs on their class engagement, boredom levels, and
expected grades. To do so, a survey was conducted towards higher education students,
resulting in 202 valid responses. The findings suggest that co-production beliefs play a
significant role in shaping the indirect effect of Socio-technical class design on students
experienced boredom via class engagement. This pertained to the passage of time rather than
the lack of attention.
Stronger co-production beliefs may help students mitigate the negative effects of boredom
time on academic performance, and scholars as well as managers may benefit from
considering literature on followership as a new perspective to consider while also referring to
socio-technical design in learning settings. No mundo digital actual, a capacidade de atenção dos alunos é cada vez mais limitada e os níveis de tédio estão a aumentar, tanto nas aulas universitárias como nos cursos de formação das empresas. Isto coloca pressão sobre as concepções tradicionais de aprendizagem para reduzir o tédio e manter a aprendizagem. Embora tradicionalmente se considere que é da responsabilidade do educador minimizar o tédio, uma perspectiva de followership sugere que os alunos também desempenham um papel intrínseco de co-produção na experiência de aprendizagem. Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da interacção entre o desenho das aulas e as crenças de co-produção dos alunos no seu envolvimento na aula, nos níveis de aborrecimento e nas notas esperadas. Para o efeito, foi realizado um inquérito a estudantes do ensino superior, do qual resultaram 202 respostas válidas. Os resultados sugerem que as crenças de co-produção desempenham um papel significativo na modulação do efeito indirecto do desenho sociotécnico das aulas no tédio sentido pelos alunos através do seu envolvimento na aula. Este efeito prende-se mais com a passagem do tempo do que com a falta de atenção. Crenças de co-produção mais fortes podem ajudar os estudantes a atenuar os efeitos negativos do tédio no desempenho académico e os professores, bem como os gestores, podem beneficiar em considerar a literatura sobre followership enquanto uma nova perspectiva, e simultaneamente considerarem o desenho sociotécnico em contexto de aprendizagem. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Master_lloyd_harriman.pdf Until 2026-07-27 | 1,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.