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http://hdl.handle.net/10071/29305
Autoria: | Tok, Tuba |
Orientação: | Brochado, Ana Oliveira |
Data: | 24-Jul-2023 |
Título próprio: | What are the main dimensions of the visitor grand prix experience, based on the narratives shared online |
Referência bibliográfica: | Tok, T. (2023). What are the main dimensions of the visitor grand prix experience, based on the narratives shared online [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29305 |
Palavras-chave: | Dimensions of the experience Desporto -- Sport Turismo -- Tourism Satisfação do cliente -- Customer satisfaction Análise de conteúdo -- Content analysis Experiência do cliente Comentários na web |
Resumo: | With the controversial Abu Dhabi Grand Prix (GP) in 2021 and the popular Netflix
documentary series Drive to Survive, Formula 1 (F1) gained unexpected interest.
This phenomenon led to the need to investigate the concept of visitor experience, in
particular the dimensions of tourist experience. The large audience of F1 tourist creates the
necessity to understand the visitors’ experiences.
As a result, the dissertation concentrates on the crucial role of identifying the main
dimensions that are shaped by the GP visitors based on narratives shared online and if the
dimensions of the experience vary for satisfied and dissatisfied visitors. For the methodology
part, a mixed content analysis was applied by including 10 GP races. The results of this study
were performed by the software Leximancer that identified 13 themes which are race, circuit,
day, F1, stands, experience, event, food, organization, train, visit, hour, and tour. According to
the results, the most significant dimensions for the visitors that take part in a GP are the race,
circuit, and day.
Regarding the second research question the study went beyond prior research and
discovered if satisfied and dissatisfied visitors convey significant differences about their visitor
GP experiences. Visitors expressed their satisfaction through the themes experience,
weekend, race, circuit, and tour whereas negative reviews were associated with queue, food,
and day. Consequently, these findings contribute to the literature on tourist experiences in the
Formula 1 GP by contributing to greater comprehension of the visitors’ subjective
perspectives. Com o polêmico Grande Prêmio de Abu Dhabi (GP) em 2021 e a popular série de documentários da Netflix Drive to Survive, a Fórmula 1 (F1) ganhou um interesse inesperado. Este fenómeno levou à necessidade de investigar o conceito de experiência do visitante, em particular as dimensões da experiência turística. O grande público de turistas de F1 cria a necessidade de entender as experiências dos visitantes. Como resultado, a dissertação concentra-se no papel crucial de identificar as principais dimensões que são moldadas pelos visitantes do GP com base em narrativas partilhadas online e se as dimensões da experiência variam para visitantes satisfeitos e insatisfeitos. Para a parte metodológica, uma análise de conteúdo misto foi aplicada incluindo 10 corridas de GP. Os resultados deste estudo foram realizados pelo software Leximancer que identificou 13 temas que são corrida, circuito, dia, F1, estandes, experiência, evento, alimentação, organização, trem, visita, hora e passeio. De acordo com os resultados, as dimensões mais significativas para os visitantes que participam de um GP são a corrida, o circuito e o dia. Em relação à segunda questão de pesquisa, o estudo foi além da pesquisa anterior e descobriu se os visitantes satisfeitos e insatisfeitos transmitem diferenças significativas sobre as experiências de GP dos visitantes. Os visitantes expressaram sua satisfação por meio dos temas experiência, fim de semana, corrida, circuito e passeio, enquanto as críticas negativas foram associadas a fila, comida e dia. Consequentemente, esses achados contribuem para a literatura sobre experiências turísticas no GP de Fórmula 1 ao contribuir para uma maior compreensão das perspectivas subjetivas dos visitantes. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Master_tuba_tok.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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