Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/29283
Autoria: | Appiah, Gladys Lois |
Orientação: | Matias, Ana Raquel Ramos, Vasco Miguel dos Santos |
Data: | 22-Jun-2023 |
Título próprio: | Exploring the coping measures of youth language brokers: The case of the descendants of ghanaian immigrants in Portugal |
Referência bibliográfica: | Appiah, G. L. (2023). Exploring the coping measures of youth language brokers: The case of the descendants of Ghanaian immigrants in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29283 |
Palavras-chave: | Coping Descendants Imigrantes africanos -- african migrants Cuidado familiar -- Family care Language brokering Portuguese as host language Portugal Descendentes Língua portuguesa Tradução Língua de acolhimento |
Resumo: | Across the globe, young people assume roles in their homes for various reasons. An example
of such roles is child language brokering, which is the situation where children take up language
translation and interpretation duties to help address linguistic challenges. Existing literature has
presented a diverse perspective on children´s feelings and impact on their wellbeing. While
this is so, cultural understanding of childhood played a significant role in conceptualizing these
feelings. Informed by the critical ecological systems theory, the study sought to explore how
one´s Person and social environment can be beneficial in mitigating the impact of the role.
Becker´s care continuum was also used in conceptualizing the services offered by these
children. Employing a qualitative study approach, semi-structured in-depth interviews were
used for all eight participants and role playing (drawing) as a complementary tool for the youth.
Using four Ghanaian family cases, comprising a parent and a child each, the coping measures
of Ghanaian child language brokers in Lisbon, Portugal, were categorized into positives and
negatives. The positives included construction of positive identities, engaging in drawings, and
sporting activities and sharing of grief with others while the negative coping measures were
withdrawal and isolation, wrong interpretation, and pretense. With an overall framing of the
role in the context of family care practices, all participants expressed some sort of positive
perception about the role. With children continually playing roles, there is a need for the needed
support to be extended to them to promote their wellbeing. Em todo o mundo, os/as filhos/as assumem papéis nas famílias, sendo um deles o de mediador/a linguístico/a. Essa situação ocorre quando os/as filhos/as desempenham tarefas de tradução e interpretação que ajudam familiares a enfrentar desafios linguísticos. Existem diferentes perspetivas acerca do modo como este papel é encarado por filhos/as e dos impactos que o mesmo produz no seu bem-estar. Os estudos sobre os impactos da mediação linguística são, geralmente, informados por entendimentos culturamente situados da infância. A partir da Teoria Crítica dos Sistemas Ecológicos, este estudo explora como o indivíduo e o seu ambiente social influenciam os impactos do papel de mediador linguístico. Recorrendo à abordagem do Continuum de Cuidados de Becker, pretendeu-se conceptualizar os serviços prestados por estas crianças/jovens. O estudo recorreu a uma abordagem qualitativa. Estudaram-se quatro famílias ganesas residentes em Lisboa, tendo sido realizadas oito entrevistas semi-estruturadas (um adulto e um/a jovem por caso). A interpretação de papéis foi complementada por desenhos realizados pelos jovens. As estratégias de coping foram categorizadas como positivas e negativas. Os aspetos positivos incluíam a construção de identidades positivas, o investimento no desporto ou desenho e a partilha de dificuldades com outros, enquanto as estratégias negativas se observaram pelo afastamento, isolamento, interpretações erradas e dissimulação. No contexto das práticas de cuidado familiar, todos os participantes tenderam a expressar perceções positivas sobre a mediação linguística. Face à necessidade dos/as filhos/as continuarem a desempenhar estes papéis, é necessário adequar o apoio às famílias e às crianças de forma a promover o seu bem estar. |
Designação do Departamento: | Escola de Sociologia e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Master_gladys_lois_appiah.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.