Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29024
Autoria: Bento d'Almeida, Patrícia
Marat-Mendes, Teresa
Data: 2023
Título próprio: O Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e a atribuição de bolsas de estudo a arquitetos (1960-2000)
Título da revista: CIDADES, Comunidades e Territórios
Número: 46
Paginação: 131-148
Referência bibliográfica: Bento d’Almeida, P., & Marat-Mendes, T. (2023). O Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e a atribuição de bolsas de estudo a arquitetos (1960-2000). CIDADES, Comunidades e Territórios, (46), 131-148. https://doi.org/10.15847/cct.27213
ISSN: 2182-3030
DOI (Digital Object Identifier): 10.15847/cct.27213
Palavras-chave: Fundação Calouste Gulbenkian
Investigação
Arquitetura -- Architecture
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Resumo: O Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (SBA-FCG) foi criado em 1960 com o objetivo de apoiar financeiramente todos aqueles que, carecendo de recursos financeiros, quisessem desenvolver um programa de estudos inerente à prática, à investigação ou ao aperfeiçoamento artístico, no país ou no estrangeiro. A investigação em ‘Arquitetura e Urbanismo’ – desenvolvida desde 1961 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – era um dos vários domínios abrangidos pelas candidaturas a “Bolsas de Estudo de Especialização e Valorização Profissional em Artes” atribuídas pelo SBA-FCG. Expõe-se aqui o levantamento dos apoios concedidos por este serviço a arquitetos, para o período compreendido entre 1960-2000, procurando identificar aqueles que também desenvolveram investigação científica no LNEC. Destacamos na nossa análise as candidaturas dos arquitetos Francisco Silva Dias, Mário Krüger e José Manuel Pinto Duarte, três gerações distintas de arquitetos-investigadores. Apuram-se quais os programas de investigação desenvolvidos por estes três arquitetos, ao abrigo do financiamento da FCG, e cruzam-se com as temáticas por eles trabalhadas no LNEC. Assim, com base no material depositado nos arquivos e biblioteca da FCG e do LNEC, o presente artigo oferece uma sistematização de informação inédita, permitindo uma atualização do estado da arte da investigação em arquitetura e urbanismo desenvolvida e experimentada em Portugal. Finalmente, conclui-se a importância dos apoios concedidos pelo SBA-FCG para a aquisição e aperfeiçoamento de técnicas de investigação no estrangeiro, e sua aplicação e difusão em Portugal, designadamente no LNEC.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl29024.pdf1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir
article_hdl29024_anexo.pdf3,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.