Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28997
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Cláudia-
dc.contributor.advisorAmaro, Inês-
dc.contributor.authorScherf, Erick da Luz-
dc.date.accessioned2023-07-13T08:33:55Z-
dc.date.available2023-07-13T08:33:55Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.citationScherf, E. da L. (2023). Challenging the colorblind curriculum: Addressing race, ethnicity, and diversity in social work education in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28997por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28997-
dc.description.abstractSocial Work education must prepare students for culturally relevant practice, which includes teaching about race and ethnic diversity. To address racism and discrimination effectively in social work practice, social workers need tools to recognize and overcome their own biases while providing better interventions for diverse populations. Therefore, this research aims to evaluate how race, ethnicity, and diversity are addressed in the social work curriculum in Portugal. Given Portugal's history of lusotropicalism and colorblind attitudes, actively challenging systemic racism and discrimination is crucial not only for society but also for social work education. A colorblind curriculum could perpetuate normative discourses and systemic oppression. This investigation examines how the curriculum reflects the experiences of diverse populations, considering factors such as race, ethnicity, social class, gender, and sexual orientation, among other things. The study analyzes Study Plans and Curricular Units, surveys Social Work Faculty, and conducts interviews across different Higher Education Institutions. The research employs document and content analysis, an online survey, and semi-structured interviews. The focus is on Bachelor of Social Work programs, as this degree is required to practice the profession in Portugal. The work draws on theoretical frameworks such as Intersectionality, Critical Race Theory, and Anti-racist Education/Pedagogy. The findings indicate that most Portuguese BSW programs cover the proposed topics and competencies, albeit with a stronger emphasis on socio-cultural diversity rather than ethnoracial issues. However, there is room for improvement to ensure a more robust and consistent approach to diversity and discrimination in social work education, equipping students to navigate and transform an unequal and racialized society.por
dc.description.abstractA educação em Serviço Social precisa preparar alunos para práticas culturalmente sensíveis, incluindo o ensino sobre diversidade étnico-racial. Os assistentes sociais encontrarão pessoas de diferentes grupos raciais e étnicos, portanto, precisam lidar com racismo e discriminação na prática do serviço social, além de reconhecer seus próprios preconceitos para melhores intervenções. Esta investigação, portanto, avalia como a raça/etnia e a diversidade são abordadas no currículo do Serviço Social em Portugal. A história portuguesa com o lusotropicalismo e o daltonismo racial requer um esforço ativo contra o racismo sistêmico e à discriminação na sociedade e na formação em Serviço Social. Um currículo desconectado dessas questões pode perpetuar discursos normativos e a opressão sistêmica. A pesquisa examina como o currículo reflete as experiências de populações diversas, considerando raça, etnia, classe social, gênero e orientação sexual, entre outras características. Foram analisados Planos de Estudos, Unidades Curriculares e foram realizadas entrevistas com Docentes de Serviço Social em diferentes instituições de ensino. A pesquisa utilizou análise documental, inquérito eletrônico e entrevistas semiestruturadas. O foco foi em programas de Licenciatura em Serviço Social, requisito para a profissão em Portugal. O trabalho baseia-se em referenciais teóricos como Interseccionalidade, Teoria Crítica da Raça e Pedagogia Antirracista. Os resultados indicam que a maioria dos programas incorpora os temas propostos, embora com maior ênfase na diversidade sociocultural do que em questões etnorraciais. Medidas podem ser tomadas para garantir uma abordagem mais ousada e consistente em relação à diversidade e discriminação, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para transformar uma sociedade ainda muito desigual e racializada.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRaça -- Racepor
dc.subjectEtnicidade -- Ethnicitypor
dc.subjectDiversidade -- Diversitypor
dc.subjectServiço social -- Social workpor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleChallenging the colorblind curriculum: Addressing race, ethnicity, and diversity in social work education in Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203328752por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Criançaspor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_erick_luz_scherf.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.