Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28956
Autoria: Silva, Patrícia Filipa Morgado Teixeira da
Orientação: Pereira, Leandro Ferreira
Data: 10-Mar-2023
Título próprio: The impact of social media platforms on influencer-follower relationships
Referência bibliográfica: Silva, P. F. M. T. da (2023). The impact of social media platforms on influencer-follower relationships [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28956
Palavras-chave: Influencer marketing
Beauty and cosmetic industry
Influencer-follower relationships
Marketing de influencers
Indústria da beleza
Indústria cosmética
Relações influencer-seguidor
Resumo: The modern world is characterized by drastic technological advancements, and the field of marketing has not remained unchanged throughout this shift. While social media influencers are being recognized as a new wave of opinion leaders, much is yet to be fully understood in the realm of influencer marketing and the way it can be employed as a tool in the context of different industries. This research applies this topic to the beauty industry, focusing on the impact of social media platform characteristics on influencer-follower relationships and the latter’s reception to sponsored posts. Through an asynchronous interview with 55 participants, it was possible to determine that platform characteristics, such as content length, have a direct impact on the depth of the relationship between influencers and followers, and that deeper relationships are less likely to be strained by sponsored posts.
O mundo moderno é caracterizado por avanços tecnológicos drásticos, e o campo do marketing não se tem mantido inalterado ao longo desta mudança. Embora os influencers das redes sociais sejam reconhecidos como uma nova onda de formadores de opinião, muito está ainda por compreender no domínio do marketing de influencers e na forma como este pode ser introduzido em diferentes indústrias. Este estudo aplica o tema à indústria da beleza, centrando- se no impacto das características das plataformas de redes sociais nas relações entre influencers e seguidores e na recepção destes últimos a publicações patrocinadas. Através de uma entrevista assíncrona com 55 participantes, foi possível determinar que certas características da plataforma, como a duração do conteúdo, têm um impacto directo sobre a profundidade da relação entre influencers e seguidores, e que relações mais profundas são menos susceptíveis a serem afetadas por publicações patrocinadas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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