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http://hdl.handle.net/10071/2892
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Title: Estratégias de gestão da identidade de adolescentes em situação bi-cultural: impacto no bem-estar e no sucesso escolar
Authors: Pais, Susana
Orientador: Monteiro, Maria Benedicta
Keywords: Identidade social
Orientações de aculturação
Sucesso escolar
Bem-estar
Social identity
Acculturation orientations
School success
Well-being
Issue Date: 17-Aug-2011
Citation: PAIS, Susana - Estratégias de gestão da identidade de adolescentes em situação bi-cultural: impacto no bem-estar e no sucesso escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2892>.
Abstract: O universo multicultural das escolas portuguesas e os indicadores de (in) sucesso escolar dos descendentes de imigrantes tem conduzido à implementação de medidas em contexto escolar que procuram promover a igualdade de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e jovens. Estudos internacionais realizados sobre a aculturação admitem que a Identidade Étnica e a Identidade Dupla resultam numa melhor adaptação social, psicológica e num maior sucesso escolar. Evidências empíricas nacionais mencionam por outro lado a Identidade Nacional como a que confere maior sucesso escolar. Desconhece-se o impacto dos perfis identitários destes alunos no seu bem-estar escolar. Tendo como referencial teórico a Teoria da Identidade Social de Tajfel (1982), o objectivo desta pesquisa foi relacionar as orientações de aculturação de adolescentes de nacionalidade portuguesa e origem étnica em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com o seu bem-estar e sucesso escolar, esperando encontrar um efeito moderador dos seus posicionamentos identitários na relação encontrada. Para esse propósito foi aplicado um questionário de auto-relato numa amostra de 168 adolescentes bi-culturais a estudar no 3º Ciclo do Ensino Básico em quatro escolas públicas da Área Metropolitana de Lisboa. Os resultados confirmam que estes adolescentes apresentam diferentes perfis identitários, mostrando diferenças nos níveis de bem-estar e sucesso escolar. As orientações de aculturação por eles adoptadas mostram-se associadas ao bem-estar escolar mas não ao sucesso escolar, que se relaciona com a identidade social de cada adolescente. Sugere-se a importância de se considerar esta variável na investigação sobre o processo de adaptação à escola destes menores.
The multicultural universe of the Portuguese Schools and the indicators of school (in) success of immigrants‟ descendants has been leading to the application of measures in school context that aim at promoting equality of learning opportunities for all children and youngsters. International research on acculturation acknowledge that Ethnic Identity and Double Identity result in a better social and psychological adaptation as well as in a higher school success. National empiric evidence conversely mention National Identity as the one that bestows higher school success. The impact of identity profiles of these students in their school well-being is unknown. Having the Social Identity Theory of Tajfel (1982) as theoretical referential, the goal of this research was to relate acculturation orientations of adolescents of Portuguese nationality and PALOP ethnical origins with their well-being and school success, hoping to find a moderating effect of their identity positioning in the relationship found. In order to accomplish that goal a self-account questionnaire was applied to a sample of 168 bi-cultural adolescents attending Basic Learning in four schools in Lisbon Metropolitan Area. The results confirm that these adolescents present different identity profiles, showing differences in the well-being and success levels. The acculturation orientations they adopted are connected to school well-being but not to school success, which relates itself with each student‟s social identity. We suggest the importance of considering this variant in the investigation on the school adaptation process of these youngsters.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2892
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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