Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2891
Autoria: Pedro, Mafalda Sofia Alves
Orientação: Ramos, Sara
Silva, Sílvia Agostinho da
Data: 17-Ago-2011
Título próprio: Identificação de competências não técnicas para a promoção da segurança: O caso das assistentes operacionais em contexto hospitalar
Referência bibliográfica: Pedro, M. S. A. (2010). Identificação de competências não técnicas para a promoção da segurança: O caso das assistentes operacionais em contexto hospitalar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2891
Palavras-chave: Competências -- Skills
Competências não técnicas
Segurança -- Security
Diagnóstico de competências
Assistentes operacionais
Non-technical skills
Competencies assessment
Nursing assistants/aides
Resumo: Os modelos de competências são largamente utilizados nas organizações para fins de recrutamento e selecção, de avaliação de desempenho ou de recompensas, e é através destes modelos que são atingidos alguns dos objectivos organizacionais. Para além das competências a nível técnico, inerentes a uma função ou profissão, também outras de natureza não técnicas se tornam importantes, tendo em vista a eficácia do desempenho e a resposta a constantes necessidades de adaptação. Ao nível da segurança organizacional, onde se difundem de forma mais exaustiva os comportamentos de cumprimento de regras e normas, as competências não técnicas têm também demonstrado uma valia significativa para a sua promoção. Pretende-se com este projecto identificar competências não técnicas, direccionadas para a promoção da segurança no trabalho em contexto hospitalar, identificadas por Flin et al. (2008), e ainda propor uma metodologia de diagnóstico para estas competências. Mais especificamente, identificar estas competências no grupo profissional das Assistentes Operacionais e compreender em que medida algumas dessas competências (comunicação, gestão de stress, lidar com a fadiga) se aplicam a este grupo profissional. Foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas a Técnicos Superiores de Saúde, Técnicos Superiores de Higiene e Segurança e a Assistentes Operacionais, onde se procurou identificar quais as competências mais necessárias funções de uma Assistente Operacional, de uma forma geral, e as mais centrais a um desempenho em segurança. Da análise, sobressaem as competências a nível técnico, mas também algumas competências não técnicas são referidas, destaca-se essencialmente a comunicação, sendo ainda mencionada a avaliação da situação (situation awareness).
The competency models are widely used in organizations for recruitment and selection, performance appraisal and rewards, and it is through these models that some of the organizational objectives are achieved. Besides the technical skills inherent to a job or a profession, also other non-technical skills in nature become important in order to improve the performance effectiveness and response to constant adaptations needs. In the organizational safety field, where compliance behaviors toward regulations and norms are extensively disseminated, non-technical skills have also demonstrated a significant asset to its promotion. This project seeks to identify non-technical skills, aimed at promoting safety at work in a hospital, identified by Flin et al. (2008), and also propose a diagnostic methodology for these skills. More specifically, to identify these skills in a professional group of Nursing Assistants/Aides and understand to what extent some of these skills (communication, managing stress, coping with fatigue) apply to this professional group. Seven semi-structured interviews were conducted to Health Technicians, Health and Safety Technicians and Nursing Assistants/Aides, attempting to identify what skills are necessary to the duties of a Nursing Assistant/Aid, in general, and those most central to safe performance. The analysis highlights technical skills, but also some non-technical skills are covered, mainly concerning communication skills, situation awareness is also referred.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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